Notícias

Você está aqui

Revista Acontece Interior destaca o bom momento da cultura valenciana

Revista Acontece Interior destaca o bom momento da cultura valenciana

REVISTA ACONTECE INTERIOR, JULHO DE 2022

Às vésperas de comemorar seus 200 anos, Valença vive o aquecimento do seu cenário cultural. A reabertura do Teatro Rosinha de Valença, agora sob gestão da Rede SESC, e o engajamento da prefeitura e parceiros na promoção de diversos eventos, espalhados, inclusive, por todos os seus seis distritos, movimentam o municipio e o fortalece como destino turístico no Vale do Café

Valença recebe pela primeira vez o Festival de Inverno SESC

Reaberto em 24 de junho, após permanecer fechado por 21 anos, o Teatro SESC Rosinha de Valença passa a integrar a maior rede de teatros do estado e ganha programação cultural regular, com espetáculos todas as sextas e sábados sempre com ingressos a preços populares ou gratuitos.

A instituição assume a gestão do espaço que possui 170 lugares e modernas instalações, ocupando-o com atrações das mais diversas linguagens artísticas, como espetáculos de teatro, dança, circo, shows musicais, exposições, exibições de filmes e atividades literárias.

Com o resgate desse importante equipamento cultural do Sul-Fluminense, Valença passa a integrar o calendário do tradicional Festival SESC de Inverno, evento, que tradicionalmente era realizado na Região Serrana e Três Rios.

Responsável pela parceria que incluiu o Teatro Rosinha de Valença sob administração da Rede SESC, o deputado estadual André Corrêa (Progressistas) comemorou a sua reabertura: "Estou muito feliz. Depois da grande luta para conseguir a reforma desse teatro, eu e meu pai, deputado federal Luiz Antônio, trabalhamos muito pela parceria com o SESC, o que colocou o Rosinha de Valença na maior rede de teatros do Brasil". O deputado destacou ainda a inclusão de Valença no Festival de Inverno SESC pela primeira vez: A parceria garantiu a reabertura do Teatro e conseguimos mais uma vitória ao trazer para Valença, pela primeira vez, o Festival SESC de Inverno. Quem ganha com isso é Valença", destacou.

O calendário do Festival inclui como destaques os shows dos cantores João Bosco, ocorrido na noite de 16 de julho, e Lenine, cuja apresentação está prevista para o próximo de 30 de julho, a partir das 20h.

Ilustre valenciana da MPB dá nome ao teatro

O agora Teatro Sesc Rosinha de Valença foi fundado em 1987 e recebeu esse nome em homenagem a Maria Rosa Canellas (1941-2004), conhecida como Rosinha de Valença. Nascida no município, a violonista, cantora e compositora é considerada uma das matrizes instrumentais da Bossa Nova tendo feito parcerias musicais e cantado e tocado ao lado de nomes como Baden Powell, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Nara Leão, Miúcha, João Donato, Dona Ivone Lara, dentre outros.

Corredor do Artesanato anima o Jardim de Baixo e distritos

O Corredor do Artesanato tornou-se um grande evento que oferece visibilidade a arte local. O projeto foi criado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Valença, sendo coordenado pela subsecretária de Cultura Juliana Ribeiro. Em julho, o evento foi temático em alusão as festas julinas e contou até com fogueira e barracas enfeitadas.

Segundo o secretário da pasta e vice-prefeito, Hélio Suzano, a iniciativa busca capacitar e organizar os cerca de 400 artesãos cadastrados e é desenvolvida há quase dois anos. "O Corredor de Artesanato alcançou grande êxito e acabamos de adquirir 100 barracas padronizadas para eles, fruto de recursos destinados pelo deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL)", afirmou o secretário que completou: "Vamos oferecer curso de capacitação a esses artistas que irão também receber uma carteirinha com direito a benefícios, inclusive desconto na universidade".

Os artesão se reúnem mensalmente no Jardim de Baixo, como é conhecida a Praça XV de Novembro, no Centro de Valença, cujos jardins foram idealizados pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo que projetou a Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro. Por dois dias, o jardim reúne artesanato, gastronomia, cervejas artesanais e boa música.

Movido pelo sucesso do evento, Helio Suzano elaborou o Corredor Itinerante do Artesanato, que percorre os distritos e abraça os artistas locais, com a mesma estrutura do evento sediado no Jardim de Baixo. Conservatória e Pentagna já foram visitados. O próximo distrito a receber o Corredor Itinerante será Barão de Juparanã.

Encontro de carros antigos agita a Capital Nacional da Seresta

Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Acritur (Associação Cultural, Rural e Turística de Conservatória), foi realizado o primeiro encontro de carros antigos em Conservatória. O evento foi promovido em parceria pela ACRITUR Mauro Contrucci, SECTUR representada pelo sub secretário Vitor Emanuel do Couto, pelo Clube de Carros Antigos Independentes de Valença, presidente Carlos Menezes, com apoio da secretaria de Administração Denise Souza e do sub prefeito de Conservatória Jofrer.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura de Valença cedeu um galpão ao Clube de Carros Antigos que utiliza o espaço como oficina e para se reunir mensalmente, o que atrai muitos turistas em todas as edições.

Festa Julina no Cambota

Uma grande festa Julina com shows musicais foi realizada na quadra de esportes e eventos do bairro do Cambota, em parceria entre a Associação de Moradores e a Secretaria de Cultura e Turismo.

Após dois anos, o retorno da tradicional Festa da Glória

A partir de 14 de agosto será realizada a 186a. Festa da Glória, uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil, tendo inclusive processo para tombamento pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) como bem imaterial do estado do Rio de Janeiro.

Serão 10 dias de festa, com cerca de 600 barracas, num grande evento que traduz a essência do povo valenciano e agora conta com padronização por parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A perspectiva esse ano é atraír até 100 mil pessoas durante o período, entre turistas e a população valenciana para celebrar a assunção de Nossa Senhora da Glória, a Padroeira de Valença.

O evento agora é estruturado por setores, ocupando todo o centro histórico de Valença: alimentação, cultura, artesanato, lembrancinhas, posto médico equipado e no Jardim de Cima será instalado o famoso parquinho de diversões.

A abertura do evento está programada para a noite de 14 de agosto, às 22h, com a apresentação da cantora Joana, interpretando o hino à Nsa. Sra. da Glória. A tradicional procissão irá ocorrer na tarde de 15 de agosto, dia consagrado à Padroeira, cuja programação tem início com a alvorada às 5h da manhã com o badalar dos sinos na catedral de Valença.

Em 2023, Valença irá comemorar 200 anos de fundação. Em breve, serão iniciados os preparativos para marcar o bicentenário da cidade, conhecida como a Princesinha da Serra.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin