Notícias

Você está aqui

Vassouras inaugura Aterro Sanitário, passo importante para solucionar passivo ambiental histórico

Vassouras inaugura Aterro Sanitário, passo importante para solucionar passivo ambiental histórico

Tratamento de esgoto começa por Massambará; município apresentou projeto para separar esgoto da água da chuva

Logo que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009, o prefeito Renan Vinícius (PSB) enfrentou uma realidade que nem sempre fazia parte das maiores preocupações do vassourense: o município tratava muito mal a questão ambiental. O Ministério Público conseguiu o bloqueio das contas para obrigar a Prefeitura a resolver o problema do lixão de Triunfo: um terreno onde todo o lixo produzido pelo município era depositado, causando enormes problemas ambientais em toda a região.

O então novo prefeito não teve escolha: o lixo parou de ser levado para o terreno, que foi remediado e ainda levará um tempo para se livrar das toneladas de lixo lá depositadas. Na sexta, dia 11, Vassouras deu outro grande passo no sentido de se tornar um município ecologicamente correto: foi inaugurado o Aterro Sanitário do município, instalado às margens da BR 393, sentido Cananéia, na estrada Teixeira Leite.

Ex-secretário estadual de Meio Ambiente, o deputado estadual André Corrêa (PSD) foi o convidado principal da solenidade. O convite teve razão de ser: como secretário, foi ele quem conseguiu os recursos para que o terreno hoje ocupado pelo aterro fosse desapropriado, ainda na gestão do ex-prefeito Altair Paulino. “Nada avança se não houver um bom relacionamento entre as esferas do poder: da Câmara com o governo municipal, do prefeito com o governador, do governo do estado com a Presidência da República. Tudo isso ajudou Vassouras a hoje inaugurar este aterro sanitário. E, claro, contar com um prefeito como o Renan, competente na hora de apresentar os projetos e buscar recursos”, discursou.

Corrêa exaltou o subsecretário estadual do Ambiente, Antônio da Hora. E brincou: “Ele é o verdadeiro Barão de Vassouras: sempre muito sensível às causas do município. Hoje, Vassouras pode comemorar a solução de um problema que se arrastava há trinta anos. E acabamos com o lixão de Triunfo, evitando que tivéssemos aqui um novo Morro do Bumba”, disse, em alusão à tragédia ocorrida em uma favela que cresceu em cima de um antigo lixão em Niterói, região metropolitana.

Inauguração do aterro, maio de 2012Inauguração do aterro, maio de 2012

Para Corrêa, “Vassouras é o município que mais avança em tratamento de esgoto. Não vai demorar e o Jorge Barreto vai poder dizer que em Massambará não se joga uma gota de esgoto no rio. As obras já estão adiantadas por lá. O Renan tem hoje um projeto que vai resolver a questão do tratamento de esgoto. Aliás, projetos sérios são uma marca do atual governo”, comentou.

Na presença do secretário de Meio Ambiente de Vassouras, Luiz Fernando Carvalheira, a vice-prefeita Terezinha Salvador lembrou que “quando se investe em meio ambiente, se investe em saúde”. O prefeito Renan disse que o aterro resolve o problema do lixo em Vassouras por duas décadas. “Os indicadores sociais de Vassouras vão melhorar a partir desta inauguração”, exaltou.

O Aterro Sanitário de Vassouras ocupa 8 mil m2 de área construída. Até o final do ano, o espaço terá ativado os galpões para efetivar a coleta seletiva, o tratamento de lixo hospitalar e também para o destino de pilhas e baterias, sempre vilões do ambiente na hora do descarte.

O Aterro conta também com trituradores de galhos e entulhos de obras que, reciclados, serão utilizados em obras públicas. “Vassouras está vivendo um momento histórico”, frisou o prefeito, acrescentando que conseguiu cadastrar o município no Programa de Aceleração do Crescimento para obras de saneamento para garantir que o esgoto seja separado das águas pluviais em Vassouras. ”Só dois municípios no estado conseguiram apresentar o projeto”.

Com o aterro sanitário, Vassouras paga, inclusive, a receber o ICMS verde, uma compensação do estado para os municípios que têm responsabilidade ambiental. O prefeito Renan informou que na mesma sexta-feira a Prefeitura estaria licitando a obra do Lar dos Idosos, com verba garantida a partir de uma emenda do tempo em que Sergio Cabral era senador da República.
O prefeito disse que, agora, a campanha do município é buscar apoio para a compra de caminhões a serem utilizados na coleta seletiva de lixo.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, a bióloga Kathienne Bernardes Monteiro e o engenheiro ambiental Matheus Pessoa explicaram aos presentes como se dará o funcionamento do moderno aterro sanitário.

Fonte: Tribuna do Interior

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin