Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Oficinas do projeto De Olho no Lixo – Baia de Guanabara encantam os moradores das comunidades Roquete Pinto e Praia de Ramos

Oficinas do projeto De Olho no Lixo – Baia de Guanabara encantam os moradores das comunidades Roquete Pinto e Praia de Ramos

Cursos Ecomoda e Funk Verde ensinam a confeccionar peças de roupas, bolsas e acessórios; e instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos

Caixas de leite que deram lugar a criativas e belas bolsas e pochetes confeccionadas a partir de bermudas usadas. Estas são algumas das peças produzidas na oficina do curso Ecomoda, do Projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara por alunos das comunidades Roquete Pinto e da Praia de Ramos, em Ramos, na Zona Norte do Rio. As bolsas foram produzidas durante a aula realizada na última sexta-feira (17/3).

Além do curso Ecomoda, o Projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara também oferece oficinas de Funk Verde, que ensina a confeccionar instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, e que encantou os estudantes da Escola Municipal Nerval de Gouvêa, situado no bairro Olaria, na Zona Norte da cidade. Eles ficaram surpresos com a iniciativa e se mostraram sensibilizados com o tema. A mobilização na escola foi considerada um sucesso. Novas oficinas devem acontecer no local até o fim do mês. 

O Funk Verde  oferece oficinas de percussão e teoria musical com o reaproveitamento de materiais retirados do lixo para a confecção de instrumentos musicais; e o Ecomoda é voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, reutilizando retalhos, tecidos, jeans usados, banners e outros.

O Projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara é uma importante ação socioambiental que contribuirá para reduzir o lixo que chega nas 17 ecobarreiras instaladas nos principais rios que deságuam na Baía de Guanabara. Em 2016, quase cinco mil toneladas de resíduos foram retidas e tiveram destinação ambientalmente adequada. 

O projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente com parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de