Notícias

Você está aqui

Projeto de lei concede isenção fiscal para prestação de serviço de acesso a internet por banda larga

JUSTIFICATIVA

O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na sua 133ª reunião ordinária, realizada em Teresina, Piauí, no dia 3 de abril de 2009, através do Convênio ICMS nº 38/09, autorizou benefício fiscal dessa natureza, cuja cláusula primeira é a seguinte:

“Cláusula primeira - Ficam os Estados do Pará e São Paulo e o Distrito Federal autorizados a conceder, nos termos e condições estabelecidas na legislação estadual, isenção do ICMS nas prestações de serviço de comunicação referentes ao acesso à internet por conectividade em banda larga prestadas no âmbito do Programa Internet Popular.”

Assim sendo, a implementação no Estado do Rio de janeiro da referida isenção, certamente, permitirá o acesso, via redução de preço, de importante parcela da população à rede mundial de computadores, facilitando a democratização de conhecimento e a disseminação informação, além de contribuir para o ambiente de negócios de micro e pequenas empresas de nosso Estado, provavelmente com incremento de arrecadação, superando possível renúncia fiscal aparente.

PROJETO DE LEI Nº 2326/2009

EMENTA:

CONCEDE ISENÇÃO DE ICMS NAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO REFERENTES AO ACESSO À INTERNET POR CONECTIVIDADE EM BANDA LARGA, NAS CONDIÇÕES QUE ESPECIFICA.

Autor(es): Deputado ANDRÉ CORRÊA

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:

Art. 1º - Fica isento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS a prestação de serviço de comunicação referente ao acesso à internet por conectividade em banda larga, nas condições especificadas no § 1º deste artigo.

§ 1º - O benefício previsto no caput deste artigo fica condicionado a que:

I - a empresa prestadora forneça, incluídos no preço do serviço, todos os meios e equipamentos necessários à prestação do serviço;

II - o preço referente à prestação do serviço não ultrapasse o valor mensal de R$ 30,00 (trinta reais) e

III - o tomador e a empresa prestadora do serviço estejam domiciliados no Estado do Rio de Janeiro.

§ 2º - A isenção do ICMS prevista neste artigo também se aplica ao adicional de que trata a Lei 4.056/02, de 30 de dezembro de 2002.

Art. 2º - Fica dispensado o estorno do crédito do imposto de que trata o artigo 37 da Lei 2.657/96, de 26 de dezembro de 1996, nas prestações de serviço beneficiadas pela isenção de que trata esta Lei.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho , 28 de maio de 2009

DEPUTADO ANDRÉ CORRÊA

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin