Notícias

Você está aqui

Crianças celebram o Dia Mundial da Árvore no Parque Estadual Serra da Tiririca, Região Litorânea de Niterói

Crianças celebram o Dia Mundial da Árvore no Parque Estadual Serra da Tiririca, Região Litorânea de Niterói

Em celebração ao Dia Mundial da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, funcionários do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), administrado pelo Inea na região litorânea de Niterói e Maricá, realizaram na última quinta-feira (22/09) um conjunto de atividades de educação ambiental para 20 crianças de uma creche escola do bairro de Piratininga, município de Niterói.

“O Inea trabalha a educação ambiental em seus parques pensando num futuro mais verde. É fundamental trazermos as escolas e creches do entorno do parque para que essas crianças sejam multiplicadores de informação e tenhamos uma sociedade mobilizada em prol do meio ambiente”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.  

As iniciativas de conscientização ambiental tiveram início às margens da Lagoa de Itaipu com uma palestra da turismóloga e coordenadora de uso público, Bruna Galassi, que explicou a importância da restinga da região para fixar as dunas de areias e conter o avanço das marés, evitando o assoreamento da lagoa. A palestrante ainda destacou a relevância do local como berçário para diversas espécies de pássaros e da fauna em geral.

Em seguida, guarda-parques da unidade de conservação auxiliaram as crianças no plantio de 100 mudas da espécie Pitangueira, vegetação escolhida pois se adapta facilmente ao clima local, além do seu fruto servir de alimento para as aves.

“A ação de hoje faz parte de uma proposta continuada de educação ambiental com a creche. Não é apenas um plantio. A primeira ação foi feita na Semana do Meio Ambiente, onde eles puderam entrar em contato com terra, plantar a muda no vaso, regar, observar o crescimento e aprender a ter amor pela plantinha”, explicou Bruna Galassi.

Para a diretora da Creche Escola Tagarelar, Andreia Lagos, é fundamental que os alunos estejam inseridos nesse processo de conscientização ambiental. “Plantar árvores desperta nas crianças a conscientização de um futuro comprometido com o meio ambiente, deixando um legado de bons exemplos para as gerações que estão por vir”, afirmou.

E não foi somente a criançada que aproveitou. Os pais também participaram ativamente das atividades. “Foi uma manhã bastante agradável. Além do passeio em família, fico feliz em poder mostrar para o meu filho a importância de cuidar da natureza. E o mais bacana é que as crianças poderão acompanhar o crescimento da árvore sempre que quiserem”, comentou João Machado, um dos pais presentes.

O Parque realiza uma série de atividades de educação ambiental como palestras em escolas, mutirão de limpeza, plantio de mudas, além de promover visitas guiadas em suas trilhas. Para agendar uma visita, basta enviar e-mail para: [email protected]

Localizado nos municípios de Niterói e Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca possui 3.493 hectares de rica biodiversidade. Criado em 1991 por ambientalistas e associações de moradores locais, a proposta da unidade de conservação é preservar a fauna e flora local, além de seu sistema hidrográfico, favorecendo a sustentabilidade e o uso da população.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin