BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Inea percorre Parque Estadual do Desengano para monitorar ecossistema e reprimir crimes ambientais

Inea percorre Parque Estadual do Desengano para monitorar ecossistema e reprimir crimes ambientais

Equipe percorreu 17 quilômetros de trilha entre o Poço Parado e a localidade conhecida como Mocotó entre São Fidélis e Campos

A equipe do Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreu, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, uma trilha de 17 quilômetros  entre o Poço Parado  e a localidade conhecida como Mocotó, entre os municípios de São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense.  O objetivo foi fiscalizar e reprimir crimes ambientais e monitorar o ecossistema da unidade de conservação.

Durante a travessia, foram observados  mais de cem espécies de aves, como o macuco (Tinamus solitarius) e encontrados rastros, em diferentes pontos, da onça-parda (Puma concolor), um dos maiores predadores de topo de cadeia da unidade de conservação..

No  percurso, foi destruído um rancho que seria utilizado para a  prática ilegal de caça, próximo ao córrego frio, divisor territorial entre os municípios de São Fidélis e Campos dos Goytacazes.

A travessia representa uma das dezenove trilhas contidas no “Guia de trilhas do Parque Estadual do Desengano”, uma publicação que visa informar aos visitantes sobre os principais itinerários para quem quiser desfrutar das belezas do maior bloco florestal da região norte/noroeste fluminense.

Inea intensifica trabalho de manejo e sinalização de trilhas no Parque Estadual do Desengano

Desde o início do ano, a equipe do Parque Estadual do Desengano (PED), vem realizando um trabalho intenso de manejo e sinalização das trilhas existentes na área da unidade e do seu entorno. O objetivo é melhorar as condições de acesso para o visitante.

Na última segunda-feira (22/2), guarda-parques realizaram a limpeza de parte do Circuito da Cascata, trilha de aproximadamente oito quilômetros, que liga os municípios de Santa Maria Madalena e São Fidélis.

Nesse percurso, o visitante tem a oportunidade de observar paisagens de grande beleza em meio a Mata Atlântica, além de conhecer a Cachoeira da Cascata e o Mirante Macapá.

O Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano apresenta diversas informações sobre esta e outras trilhas existentes no parque e pode ser baixado gratuitamente por meio do link a seguir: http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwff/mde0/...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin