Notícias

Você está aqui

Instituto Estadual do Ambiente promove primeiro curso de condutores de visitantes com moradores do entorno do Parque da Pedra Branca

Instituto Estadual do Ambiente promove primeiro curso de condutores de visitantes com moradores do entorno do Parque da Pedra Branca

Participam das aulas 40 alunos que passaram por processo de seleção realizado pela equipe da unidade de conservação

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciou, nesta terça (22/03), o primeiro curso de capacitação de condutores de visitantes, voltado para moradores do entorno da vertente oeste da unidade de conservação onde estão os bairros de Guaratiba e Campo Grande. O curso é gratuito, dividido em módulos teórico e prático e terá duração aproximada de três meses.

A carga horária é de 134 horas, sendo 104 horas de aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas no parque.  O curso vai abranger as matérias história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança. Participam  do curso 40 alunos que passaram por processo de seleção realizado pela equipe do parque.

O público-alvo é de pessoas que possuem afinidade com a área de turismo, condução de grupos de visitantes em unidades de conservação e conservação ambiental sendo necessariamente residentes do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca. A demanda de interessados foi identificada em reuniões de conselho, câmara técnica de uso público do parque e durante a realização de atividades nesse núcleo.

Para o chefe do Parque Estadual da Pedra Branca, Andrei Veiga, a iniciativa proporciona aos moradores do entorno da unidade de conservação a possibilidade de conduzir visitantes em seu interior de maneira certificada e credenciada pelo Inea, que é o órgão responsável pela criação e administração dos parques estaduais.  

“Os participantes têm o sentimento de pertencimento com o parque, que é o quintal da casa deles, e possuem muito conhecimento sobre trilhas e atrativos, pois são moradores da região. Os futuros condutores poderão agregar valor à experiência dos visitantes, trazer a mensagem da educação ambiental e da importância da conservação e proporcionar conhecimentos importantes sobre a história e cultura do Parque Estadual da Pedra Branca”,  Andrei Veiga.

O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea  tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin