BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Mutirão pela sustentabilidade na Reserva Marinha Itaipu

Mutirão pela sustentabilidade na Reserva Marinha Itaipu

Administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente, Resex Marinha de Itaipu, recebe atividade socioambiental para descarte correto de resíduos

Foi realizado na manhã de 12 de agosto, na praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, um mutirão socioambiental, organizado pela gestão da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), ambos adminsitrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Durante a atividade, foram pintados e adequados 30 barris plásticos de 200 litros cada, que serão utilizados como receptores de lixo e resíduos.

O objetivo, conforme a demanda dos pescadores locais, foi solucionar os problemas que vinham sendo causados pelos lançamento dos resíduos, resultantes da limpeza do pescado no mar.

O gestor da Resex Itaipu, Carlos Henrique Martins, afirmou que "a atividade, além de atrair parcerias fundamentais para a unidade de conservação, poderá propiciar a melhora da qualidade hídrica na praia, pois os restos do pescado terão agora destinação adequada", ressaltou.

Os parceiros

Juntamente com as duas Unidades de Conservação estaduais, participaram do mutirão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói - SMARHS, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói – CLIN, membros do Projeto Aruanã, a Associação Livre de Pescadores Artesanais da Praia de Itaipu - ALPAPI, o Itaipu Surf Hoe, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a UFRJ, o Clube Mauna Loa, o Clube Surf Mol Forum de Economia Solidária, a Associação de Moradores e Amigos de Itaipu - AMAITA e voluntários em geral.            

Criada em 2013, um dos objetivos da Resex de Itaípú é proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais tradicionais da região e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis. A Resex compreende as áreas fronteiras às praias de Itacoatira, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu, com cerca de 3.943 hectares.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin