Notícias

Você está aqui

Parque Estadual da Pedra Branca promove oficina para guias de turismo

Parque Estadual da Pedra Branca promove oficina para guias de turismo

O Parque Estadual da Pedra Branca, situado na Zona Oeste da cidade e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promove hoje (21/11) e amanhã (22/11) uma oficina para guias de turismo que são credenciados no Ministério do Turismo. O curso tem por objetivo capacitá-los para que possam conduzir os visitantes de forma segura nessa unidade de conservação, respeitando as normas de conduta consciente e área protegida. As aulas estão sendo realizadas na sede da Unidade de Conservação, no Núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

 

Os 12 participantes terão aulas sobre características gerais das unidades de conservação, noções de ecologia, identificação de animais peçonhentos, normas para conduta consciente, ecoturismo, legislação ambiental e noções de primeiros socorros, equipamentos e segurança. Ao final do curso, os alunos serão submetidos a uma prova. 

 

“O curso  irá capacitá-los  para atuar profissionalmente na nossa unidade, pois terão conhecimento das características ecossistêmicas e belezas naturais do parque da Pedra Branca, proporcionando às pessoas mais qualidade na visitação e segurança”, comentou o gestor da unidade de conservação, Andrei Veiga.

 

 

Com 12.400 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. O açude e a cachoeira do Camorim, a Pedra do Quilombo e a do Telégrafo, esta última com 350 metros de altitude, são algumas das belezas naturais da unidade de conservação que proporciona vista para as praias selvagens de Grumari, Perigoso e Praia do Meio.

 

O parque também abriga a exposição permanente “Da Pedra Branca ao Pau da Fome”, voltada para estudantes, mas que vem encantando todos os visitantes. A mostra tem informações sobre a composição das rochas do local, os animais que habitam a região, além de curiosidades sobre a flora. Um bromeliário sustentável e a trilha do Mel, com 30 colmeias ornamentais, são outros atrativos da unidade de conservação.

 

O Parque Estadual da Pedra Branca abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

 

 

Serviço:

 

Horário de visitação: terça-feira a domingo, de 8 a 17h. 

Sede: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003, Taquara
Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608

Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

 

Núcleo Camorim: Estrada do Camorim, nº 2.118, Camorim

Telefone: (21) 3417 3642

 

Núcleo Piraquara: Rua do Governo s/nº, Realengo
Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin