BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Prefeito de Campos conhece projeto de gestão de resíduos sólidos do estado

Prefeito de Campos conhece projeto de gestão de resíduos sólidos do estado

A gestão de resíduos sólidos foi tema de uma reunião nesta terça-feira (16), na sede da prefeitura. O prefeito Rafael Diniz e o secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, receberam o superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria estadual do Ambiente (SEA), Ricardo Alves. Na ocasião, ele apresentou o programa Ambiente Solidário, desenvolvido durante as Olimpíadas do Rio, que tem como objetivo a defesa do meio ambiente, através da coleta seletiva, promovendo destinação correta dos resíduos e geração de renda. 

Diniz destacou que a proposta do governo é fortalecer as políticas públicas em favor do meio ambiente em Campos e região, e que o tema, é transversal à educação e saúde.

— Eu defendo a parceria para a realização de grandes projetos. Quando atuamos juntos as chances de se obter sucesso são bem maiores. Tudo o que estiver ao alcance, dentro das atuais condições orçamentárias e estruturais, serão realizadas para o desenvolvimento da nossa cidade — ressaltou o prefeito. 

O representante do Governo do Estado destacou que o Ambiente Solidário, projeto aprovado pelo Ministério do Trabalho, apresentou resultado acima do esperado, e com baixo custo. Ainda segundo Ricardo Alves, pelos dados do Estado do Rio, a maioria dos municípios não chega a reciclar 3% do volume de resíduos, enquanto que nos países desenvolvidos esse índice chega a 40%. Ele defende a educação ambiental para massificar a defesa ao meio ambiente.

— A gente está justamente, cada um na sua área, buscando parceria. Entendemos que seja com prefeituras, seja com iniciativa privada, parceria é o caminho. As vezes a gente tem elementos que podem somar com as prefeituras. A iniciativa privada, até por força da lei, tem que participar, neste aspecto, do resíduo sólido e temos conseguido avançar — disse Alves, que acrescentou que o no caso do Ambiente Solidário, o Estado oferece apoio técnico. 

Para o secretário de Desenvolvimento Ambiental, a proposta de realizar o projeto em grandes eventos, como jogos, shows, é interessante. "Temos hoje uma política de resíduos muito forte no município que esbarra em algumas burocracias, mas a gente vem se esforçando para melhorar. Estamos transformando os antigos Peves em Ecopontos para coletar não só o resíduo como também o lixo reciclável. Temos hoje na cidade quatro cooperativas, fazendo esse trabalho de triagem. Estreitar essa relação, pra gente é importante, por que permite essa troca de informações”.

Também participaram da reunião o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu; a diretora de Gestão de Resíduos, Déborah Gama; e o coordenador técnico regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Davi Viana.  

Fonte: Ascom Prefeitura de Campos

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de