BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Prefeitura, INEA e Águas do Paraíba lançam Operação “Zero Esgoto no Canal Campos-Macaé”

 A Prefeitura de Campos, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a concessionária Águas do Paraíba fazem, nesta sexta-feira (06-11), às 10 horas, na área da Avenida Pelinca, o lançamento da Operação “Esgoto Zero no Canal Campos Macaé”, que vai se estender até fevereiro de 2016.

A primeira operação de limpeza e despoluição do Canal Campos Macaé foi iniciada em 2010, quando a Prefeitura de Campos fez a reurbanização do equipamento público, na zona central da cidade, com a recuperação de taludes, das margens, calçamento em ambos os lados, colocação de arcos ornamentais, vegetação e iluminação especial.

À época foi feita -- concomitantemente às obras estruturantes -- a eliminação das ligações clandestinas de esgoto que lançavam o efluente no canal e outras contribuições irregulares.

Mesmo após esse trabalho, principalmente em períodos de chuva o equipamento urbano voltava a apresentar algum esgoto, ainda que em volume muito inferior ao existente anteriormente. 

Através de utilização de robôs, para filmar internamente as redes pluviais que lançavam água de chuva no canal,  foram descobertas novas contribuições de esgoto, mais distantes do equipamento público.

Por isso, o raio da pesquisa foi ampliado e vai chegar até a rua Dr. Siqueira e adjacências  e também incluir  galerias pluviais de área central da cidade, no entorno do canal, próxima ao Mercado Municipal.

O lançamento da Operação “Esgoto Zero no Canal Campos Macaé, nesta sexta-feira (06), em frente a um prédio residencial da Avenida Pelinca dá inicio à nova fase de ação do poder público municipal.

Isto porque, através de levantamento reiniciado há 15 dias pela concessionária Águas do Paraíba, na área ampliada, foram novamente descobertas contribuições irregulares, em redes pluviais,  que ainda estão poluindo o canal.

A operação está planejada para ser desenvolvida em várias etapas. A primeira fase, de pré-lançamento, foi realizada, no final do mês passado,  com a utilização de barcos, retirando o lixo das margens e resíduos sobrenadante no Canal Campos Macaé.

Na atual fase estão sendo feitas novas filmagens subterrâneas em vários pontos e redes pluviais – com a eliminação imediata das contribuições irregulares - em toda área  possível de  contribuições  de esgoto em redes pluviais e que apresentam potencial de carreamento do efluente poluidor para  o Canal.

Após a conclusão dessa etapa,  será feito o trabalho de drenagem do canal, no trecho do canal Campos Macaé, compreendido entre o Mercado Municipal e Avenida 28 de Março/Nilo Peçanha, para retirada de todo o lixo e resíduos sólidos  existentes no seu leito e/ou a adoção de outros procedimentos técnicos e de engenharia a serem identificados durante o levantamento já iniciado.

A Operação “Zero Esgoto no Canal Campos Macaé” está sendo coordenada pela Prefeitura de Campos, com apoio do INEA e a execução dos trabalhos técnicos pela concessionária Águas do Paraíba.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin