Notícias

Você está aqui

SEA e Inea participam do exercício de emergência nuclear em Angra dos Reis

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram nesta quarta-feira (23/09) do Exercício Geral de Emergência Nuclear em Angra dos Reis, supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Técnicos de vários setores do Inea vão colaborar com a simulação, que prevê um cenário com fortes chuvas e a liberação de pluma radioativa pelo complexo nuclear.

O objetivo da iniciativa, realizada a cada dois anos, é avaliar e, se for o caso, aperfeiçoar os planejamentos existentes, exercitando as tomadas de decisão referentes às ações previstas nas normas e planos do GSI, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Eletronuclear, do Ministério da Defesa e dos demais órgãos integrantes do Sistema de Proteção ao Sistema Nuclear Brasileiro (Sipron).

O exercício, que termina nesta quinta-feira (24/09), vai incluir uma operação de coleta de água da Baía da Ilha Grande, e a simulação de transporte e atendimento hospitalar de integrantes das equipes que possam ter sofrido contaminação. Durante a simulação são apresentadas outras situações não previstas no cenário inicial, que exigem a atuação dos órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos.

Durante o primeiro dia do exercício, o Inea colocou à disposição os dados pluviométricos e meteorológicos coletados pelo Centro de Informações de Emergências Ambientais (Ciem) do Inea, com base em estações situadas em Angra dos Reis, e nos radares meteorológicos situados em Guaratiba e Macaé, utilizados no Sistema de Alerta de Cheias. São informações relevantes para uma situação semelhante à prevista pelo exercício, com chuvas fortes e liberação de pluma radioativa (vapor d´água contaminado).

Representante da Secretaria e do Ciem/Inea vão atuar durante o exercício no Centro de Gerenciamento de Emergência Nuclear, situado no Centro Estadual de Administração de Desastres da Defesa Civil, no Rio de Janeiro. Em Angra, estarão a postos técnicos da Superintendência Regional Baía da Ilha Grande e de unidades de conservação da região. Na sede do Inea, outros setores, como as gerências de Qualidade do Ar e da Água, também ficam à disposição para apoio em caso de necessidade.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin