Notícias

Você está aqui

Operação para coibir pesca predatória de tartaruga marinha apreende 3 km de rede em Macaé, no RJ

Operação para coibir pesca predatória de tartaruga marinha apreende 3 km de rede em Macaé, no RJ

Uma operação para coibir a pesca predatória da tartaruga marinha apreendeu 3 km de rede no mar de Macaé, no interior do Rio, nesta terça-feira (18). A rede de espera foi montada no local para recolhimento posterior.

As ações foram em conjunto entre as secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os agentes percorreram o Pontal, praias do Forte, Farol e Campista, áreas com maior concentração de tartarugas.

A rede apreendida nesta terça-feira estava a menos de 100 metros de distância da costa. A distância mínima permitida é de pelo menos 200 metros. A fiscalização contou ainda com o barco da Defesa Civil e as equipes reforçaram o trabalho de conscientização dos pescadores.

De acordo com o coordenador de Fauna, da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, além de poder acarretar a morte das tartarugas, este tipo de pesca prejudica ainda as espécies em época de defeso (quando estão procriando) e outros animais que ficam presos nas redes. Na região, os tipos mais comuns de tartaruga são: Cabeçuda e Oliva.

A pena para quem é flagrado desrespeitando as áreas de preservação ambiental ou época de defeso varia de acordo com o crime previsto na lei 9.605/98, que trata sobre crimes ambientais. A ação de fiscalização conta com a contribuição da população. Quem quiser denunciar, pode ligar direto para o telefone (22) 2772-3571 (Secretaria de Ambiente) ou (22) 2765-5303 (Inea).

Por G1 Macaé
Fonte:
G1 Região dos Lagos - http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/operacao-para-coibir-pes...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin