BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Eficiência energética garante economia em prédios do Estado

Eficiência energética garante economia em prédios do Estado

Na minha recente passagem pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) incentivei o uso de fontes de energia limpa em prédios públicos. Fico feliz em ler sobre o resultado positivo alcançado pelo projeto de eficiência energética da SEA e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Veja a matéria publicada no site do Inea.

A sede da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), situada no Centro do Rio, ganhou um projeto de eficiência energética que irá possibilitar uma economia de cerca de 13% de energia elétrica por mês. A iniciativa incluiu a melhoria no sistema de iluminação, com a substituição das antigas fontes de luz por 2.209 lâmpadas de LED e a instalação de 22 painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar. A iniciativa também apresenta outras vantagens como a redução de esforços de manutenção, redução da geração de resíduos e diminuição das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Esse projeto conta com apoio da Light, que custeou parte do trabalho através de Chamada Pública de Projetos (CPP - Aneel). Ao órgão ambiental estadual coube a substituição das lâmpadas atuais pelas de LED, aquisição dos equipamentos do sistema fotovoltaico e a gerência de administração e logística.

A Casa do Futuro fez a elaboração do projeto e a empresa Krasner a instalação do sistema fotovoltaico. O descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes ficou sob responsabilidade da Empresa Ecoassist.

O Projeto de Eficiência Energética foi apresentado, nesta quinta-feira (30/8), pelo secretário estadual do Ambiente, Marco Aurélio Porto, no auditório do Inea, no Centro do Rio. Também estiveram presentes o coordenador de Planejamento e Gestão de Eficiência Energética da Light, Roberto Musser, além de representantes dos parceiros Casa do Futuro e da empresa Krasner.

Este é um importante passo da SEA e do Inea para a disseminação de conceitos de eficiência e geração energética através de fontes renováveis.

A intenção é prover energia de forma sustentável com qualidade, contribuindo com a sociedade, promover o uso eficiente de energia para vários setores da economia, com um desenvolvimento sustentável, transformando o mercado de eficiência energética, e estimular o uso de novas tecnologias e hábitos racionais de uso de energia elétrica.

Esse sistema também tem um outro benefício: mesmo quando o prédio não está funcionando, nos finais de semana por exemplo, o sistema estará gerando energia e colocando de volta na rede. Por isso, dispensa o uso de baterias.

Por: Ascom SEA/Inea

Fonte: Instituto Estadual do Ambiente - http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Noticias/INEA0183585

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin