BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Praias de Niterói apresentam melhora em balneabilidade

Praias de Niterói apresentam melhora em balneabilidade

Por Raquel Morais

 

Um levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apontou que as praias de Niterói alcançaram índices ótimos de balneabilidade, sendo destaque desde 2013. O secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, ressaltou o Programa Enseada Limpa, em parceria com a concessionária Águas de Niterói, para justificar a qualidade das águas. De acordo com a qualificação anual histórica das praias de Niterói, Piratininga, Sossego e Itacoatiara foram as três praias que tiveram recomendação ótima e boa desde 2000 até 2017.

 

Ainda sobre os resultados de bacteriologia do Inea, a praia de Camboinhas teve um índice maravilhoso de balneabilidade, apenas em 2011 teve parecer regular. Umas das praias queridinhas de Niterói, Itaipu também variou na qualidade da água, mas nos últimos quatro anos teve qualificação boa do instituto. Ainda dentro desse período, a praia de Adão, em Jurujuba, teve classificação boa do órgão. Já Jurujuba teve índice péssimo, Charitas variou entre má e péssima qualidade, assim como São Francisco, por exemplo.

 

De acordo com Axel, o “Enseada Limpa tem raízes na experiência que tive anteriormente na militância ambientalista em defesa da Baía de Guanabara (iniciada na década de 1970, quando fundei o Movimento de Resistência Ecológica – MORE, para lutar contra a poluição das fábricas de sardinha de Jurujuba), na condução de políticas públicas (quando participei do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara) e pelo trabalho que desenvolvemos junto ao Projeto Grael (Projeto Baía de Guanabara: promovido em parceria com a UFRJ e a Prooceano e o Projeto Águas Limpas, de retirada do lixo flutuante na Enseada, em parceria com Águas de Niterói e CLIN)”.

 

A administradora de empresas Flávia Araújo, de 36 anos, é frequentadora assídua de Itaipu e diz que percebeu a melhora na qualidade da água. “Olha, eu venho aqui há mais de dez anos e no início a água era mais escura, tinha mais lixo. Tinha até medo de entrar na água. Agora percebo que melhorou e até dou uns mergulhos de vez em quando”.

 

Fonte: A Tribuna - http://www.atribunarj.com.br/praias-de-niteroi-apresentam-melhora-em-bal...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin