Notícias

Você está aqui

Cidadania Ambiental leva reciclagem e educação ambiental para moradores de Quintino

Cidadania Ambiental leva reciclagem e educação ambiental para moradores de Quintino

Iniciativa teve por objetivo conscientizar a população sobre a importância da destinação ambientalmente adequada do lixo

Oficinas de reciclagem e de aproveitamento total de alimentos foram algumas das atividades oferecidas aos moradores do bairro de Quintino, na Zona Norte da cidade, pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) através do Projeto Cidadania Ambiental, lançado neste sábado (12/8), na Igreja de São Sebastião. A iniciativa teve por objetivo conscientizar a população sobre a importância da destinação ambientalmente adequada do lixo.

Na oficina de gastronomia sustentável, uma iniciativa da Secretaria e do Inea, em parceria com o Instituto Macieira, a população aprendeu a aproveitar integralmente um alimento, incluindo folhas, sementes e talos.

Os moradores também puderam conhecer o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), iniciativa que mostra a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado, evitando assim que o produto polua os recursos hídricos além de gerar emprego e renda para catadores de materiais recicláveis. Um parceiro desse projeto é o Instituto Nacional de Capoeira Sustentável.

Pela parceria, serão disponibilizados ecopontos nos núcleos de capoeira onde a população poderá levar o seu óleo de cozinha usado e resíduos sólidos para serem reciclados. Para incentivar a coleta seletiva, os capoeiristas envolvidos no projeto fizeram uma apresentação que contou com a presença de um dos nomes mais conhecidos da capoeira: Sidney Gonçalves, o mestre Hulk.

“A participação e a interação da população com as nossas atividades superou as nossas expectativas. A oficina que ensinou a aproveitar integralmente um alimento foi lançada no sábado e a procura foi grande. A nossa expectativa é levar o curso de gastronomia sustentável para comunidades de Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Cascadura e Quintino, na Zona Norte do Rio”, disse osuperintendente de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente, Ricardo Alves.

Os moradores de Quintino também participaram das oficinas do Ecomoda e do Funk Verde, do Projeto De Olho no Lixo, iniciativa tocada pela Secretaria de Estado do Ambiente nas comunidades da Rocinha, Roquete Pinto e Praia de Ramos. O Ecomoda ensina a produzir roupas, bolsas e acessórios, reutilizando retalhos, jeans usados, roupas usadas e outras peças. Na oficina de sábado, os moradores aprenderam a transformar banners em criativas lixeirinhas adaptadas para automóveis.

Já o Funk Verde oferece curso de possibilidades sonoras e ensina a confeccionar instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Além da exposição dos instrumentos musicais produzidos durante o curso, os moradores de Quintino ouviram uma apresentação musical do Funk Verde.

O Projeto Cidadania Ambiental também levou para os moradores exposição de equipamentos de combate a incêndios florestais utilizados pelos guarda parques que atuam nas unidades de conservação estaduais.

“Eventos como esse são muito importantes para a conscientização da população. As pessoas precisam saber da importância da preservação do meio ambiente, do uso consciente da água e do reaproveitamento de resíduos sólidos. É importante que cada um faça a sua parte para uma cidade mais sustentável”, disse o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado do Ambiente, Paulo Cesar Becker.  ​

E para o público infantil houve oficina de confecção de brinquedos a partir da reutilização de peças de outros brinquedos. As crianças também participaram de atividades de desenhos e pinturas com temáticas ambientais.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin