Notícias

Você está aqui

Horta educativa envolve colaboradores e comunidade no canteiro de obras do PSAM em São Gonçalo

Horta educativa envolve colaboradores e comunidade no canteiro de obras do PSAM em São Gonçalo

Projeto faz parte das ações de Responsabilidade Social do consórcio construtor

Rio de Janeiro, setembro de 2016 - Quem acha que só é possível ver máquinas, cimento, brita e poeira em um canteiro de obras está muito enganado. Há dois meses, 400 colaboradores do Consórcio SAG participam de um projeto inovador no município de São Gonçalo: a produção de uma horta educativa. Em um espaço de 60 metros quadrados é feito o cultivo de coentro, mostarda, bertalha, alface, salsa, maracujá, tomate e couve. A iniciativa começou com uma moradora da região, Jupiara Cadete, e rapidamente foi apoiada pelo Consórcio SAG, responsável pelas obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) na região de São Gonçalo.

“Estamos em uma área predominantemente de casas e cerca de 70% do nosso quadro de funcionários reside na região. Nosso objetivo é despertar nos colaboradores e comunidade o interesse pela produção caseira de frutas, legumes, verduras e hortaliças”, destaca Antônio Carlos de Lorena, coordenador de Qualidade do Consórcio SAG. Para ele, a horta educativa vai além da produção porque ensina que é possível cultivar alimentos que são consumidos no dia a dia com poucos recursos e ações simples.

Jupiara Cadete, de 53 anos, é a responsável pela horta. Com as ações do PSAM na região, ela e a família passaram a trabalhar na obra. Dona Jupiara, como é conhecida por todos, procurou a coordenação do Consórcio para pedir um espaço para plantar e foi imediatamente atendida. “A horta não tem interesse comercial. É um projeto que ensina a todos como fazer uma pequena horta em casa. Mostra a todos que, se plantar, ninguém fica sem ter o que comer”, afirma.

A horta da Dona Jupiara é uma referência para os colaboradores, que aprendem como cultivar os legumes em pequenos espaços e compartilham a ideia com vizinhos e as demais pessoas da comunidade. A iniciativa, em breve, poderá ocupar outros espaços comunitários. “Nossa expectativa é desenvolver a horta em áreas não aproveitadas dentro de outros espaços que são frequentados pelos moradores, como os Centros Integrados de Educação Pública, igrejas, praças”, ressalta Antônio de Lorena.

Para Mauro Duarte, gerente de Obras do PSAM, o apoio à iniciativa mostra que grandes obras têm impactos positivos em diferentes aspectos. “Os resultados da horta da Dona Jupiara são ótimos. O consórcio havia nos sinalizado sobre a ideia, a oportunidade de apoiar essa iniciativa. Os gestores do PSAM concordaram de imediato. Entendemos que toda integração que possa ser feita com a comunidade é muito benvinda. Uma obra não é apenas engenharia, é também inclusão social. Isso agrega valor a tudo que está sendo construído. Hoje, estamos tão satisfeitos com a ação que damos sugestões para melhorar o processo de produção da horta”, afirma Mauro.

PSAM

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara são parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM, criado em março de 2012 por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente, o programa tem por objetivo contribuir para ampliar o saneamento ambiental nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, por meio de obras de saneamento básico.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin