BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parque Estadual Cunhambebe flagra desmatamento e produção de carvão em Rio Claro

Parque Estadual Cunhambebe flagra desmatamento e produção de carvão em Rio Claro

Região é importante para a produção de água e vem sofrendo com a ocupação irregular

Fiscais do Parque Estadual Cunhambebe e policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) flagraram um desmatamento de aproximadamente um hectare de vegetação nativa de Mata Atlântica no distrito de Lídice, em Rio Claro, no entorno da unidade. Além da supressão de vegetação sem autorização, o proprietário ainda utilizava a madeira nativa para a produção de carvão, o que é proibido pela legislação ambiental.

De acordo com a administração do parque, a região é importante para a produção de água devido a seus mananciais, e sedia o projeto Produtores de Águas e Florestas, que prevê o pagamento pela preservação de matas ciliares em nascentes. Apesar disso, vem sofrendo com a ação de posseiros e proprietários rurais que desmatam áreas de mata nativa para a formação de pasto.

Os agentes do Parque Cunhambebe constataram a ação irregular numa ronda rotineira de fiscalização no domingo (19/07), mas o infrator não se encontrava no local. Dois dias depois, a equipa conseguiu fazer o flagrante, inclusive com a apreensão de uma motosserra, também sem licença. No local também havia um forno, repleto de lenha, utilizado para a produção de carvão. O ocupante do terreno foi conduzido para a 168ª DP, em Rio Claro, para o registro da ocorrência.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin