Notícias

Você está aqui

Secretaria do Ambiente flagra venda ilegal de filhotes de jabuti em frente ao metrô de São Cristovão

Secretaria do Ambiente flagra venda ilegal de filhotes de jabuti em frente ao metrô de São Cristovão

Menores de idade que traficavam os espécimes da fauna silvestre foram detidos e encaminhados para 17ª Delegacia Policial

Dois menores de idade foram detidos em flagrante vendendo quatro filhotes de jabuti na noite desta segunda-feira (21/3) em frente ao metrô de São Cristovão, na Zona Norte do Rio. A operação deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), foi planejada a partir de denúncias de usuários do Metrô que passavam pela passarela de acesso a estação.

O coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, explicou que os filhotes se encontravam em estado precário de saúde, maltratados e debilitados, dentro de caixotes de papelão, debaixo de sol forte e sem qualquer tipo de proteção, água ou comida.

"No dia em que houver uma plena conscientização da sociedade, os animais serão respeitados e poderemos ver o fim do tráfico de animais silvestres. Sem comprador, não há quem trafique", afirmou o coordenador da Cicca.

Agentes da Cicca, disfarçados de compradores, abordaram os menores, com idade de 15 e 17 anos, moradores de São João de Meriti, que informaram já terem vendido 16 filhotes de jabuti por 50 reais cada.

Os menores infratores foram conduzidos a 17ª Delegacia Policial (Maracanã), onde foram liberados após a chegada dos responsáveis. Os jabutis foram encaminhados para receber cuidados médicos no Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. Após o período de recuperação, os animais serão devolvidos à natureza.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, a venda, exposição, caça ou captura de espécimes de fauna silvestre é crime ambiental com pena prevista de seis meses a um ano, além de aplicação de multa.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin