BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Projeto Ambiente Animal vai oferecer castração gratuita, feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável

Projeto Ambiente Animal vai oferecer castração gratuita, feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável

Castração gratuita, feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável são alguns dos serviços que o Projeto Ambiente Animal lançado pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), neste sábado (12/5), em um evento realizado no Clube do Professorado, em Jacarepaguá,  irá oferecer para a população.

Os beneficiários serão, por enquanto,  os que vivem nas comunidades situadas dentro dos limites ou na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, um dos bairros abrangidos pela unidade de conservação. A expectativa é castrar, nessa localidade,  cerca de 360 animais, entre cães e gatos.

As cirurgias, que se iniciam na próxima semana, acontecerão na unidade móvel do projeto que ficará no pátio do Clube do Professorado, onde estarão presentes três médicos veterinários, uma recepcionista e um responsável pela limpeza. As castrações serão gratuitas e serão realizadas mediante agendamento através do telefone 96725 25 27 (que é também whatsapp).

O Projeto Ambiente Animal é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e será executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a Can & Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. Foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. 

“Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, disseminar doenças e parasitas”, ressaltou o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado do Ambiente, Paulo Cesar Becker.

“Além da importante missão de castração de cães e gatos no entorno das unidades de conservação no Estado do Rio, o projeto também trabalha com o conceito de saúde única e seguindo os preceitos de uma educação para o ambiente. Assim, o projeto pretende formar a rede de protetores Ambiente Animal, envolvendo todo o estado, estimulando a guarda responsável e a adoção de animais, inclusive os cadastrados pelo projeto. Depois de atender a esta região, o Projeto Ambiente Animal segue com o castramóvel para Vassouras, Valença, Teresópolis e Petrópolis”, explicou a coordenadora de Projetos Socioambientais do Viva Rio, Márcia Rolemberg.

O projeto irá promover além das castrações, atividades de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da castração e a guarda responsável para a saúde do bichinho, do ser humano e para a conservação da fauna silvestre.

Também fazem parte do Projeto Ambiente Animal   a mobilização das comunidades para cadastro  dos animais que farão a cirurgia;  a promoção de eventos de adoção e posse responsável; além de uma pesquisa  na qual  constará o andamento e os  resultados do projeto nas comunidades contempladas. Esses resultados serão discutidos e apresentados em um seminário técnico-científico.

Evento de lançamento do projeto Ambiente Animal com muitas atividades para os pets

O lançamento do Projeto Ambiente Animal foi marcado por várias atividades oferecidas para a população, inclusive para os pets. Uma oficina do Ecomoda, do Projeto De Olho no Lixo,  foi realizada onde os participantes  confeccionaram roupas para cães a partir do reaproveitamento de material como retalhos, restos de tecidos entre outros.

Também foi lançada uma campanha permanente de prevenção da crueldade contra os animais com o slogan “Abril laranja para nós e todo o dia”. Foram distribuídos lacinhos de cor laranja pra os participantes.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de