Notícias

Você está aqui

Encontro volta a reunir moradores para debater educação ambiental e saneamento básico em São Gonçalo

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) promoveu em 28 de novembro mais um encontro da série Diálogo Construtivo com Comunidades das Escolas, que tem como objetivo mobilizar as comunidades da Bacia do Rio Alcântara no acompanhamento da obra de saneamento da região de São Gonçalo.
 
Desta vez, pais e alunos do Ciep 041 – Vital Brasil conversaram com técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e conheceram os benefícios e impactos das obras de saneamento de Alcântara, em São Gonçalo, além disso, fizeram críticas e sugestões nas intervenções que estão sendo executados na região. A iniciativa é uma parceria da SEA e do IBG (Instituto Baía de Guanabara).
 
Além de tomarem conhecimento sobre a importância do trabalho, pais e alunos do Ciep receberam noções de saneamento e educação ambiental, que têm influência direta na melhoria da qualidade de vida de toda a população. Eles souberam, por exemplo, como o lixo que é jogado no Rio Alcântara é capaz de causar um impacto ambiental devastador para os próprios moradores, que sofrem com as enchentes em períodos de chuvas fortes, além de comprometer a recuperação de um dos mais belos cartões postais do Rio.  Após a conclusão das obras de saneamento de Alcântara, prevista para o final de 2018, 75 bilhões de litros (o equivalente a 30 mil piscinas olímpicas cheias) de esgoto in natura deixarão de ser jogados, anualmente, na Baía de Guanabara.
 
Também houve um espaço para apresentação dos trabalhos temáticos feitos pelos alunos do Ciep.
 
Entre as mais importantes obras do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da SEA, as intervenções incluem a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alcântara, uma rede coletora que vai percorrer 97 quilômetros, uma nova estação, duas elevatórias de grande porte e oito elevatórias de pequeno porte. As interligações à rede de esgotamento sanitário vão alcançar mais de 17 mil residências, estabelecimentos comerciais e inúmeros loteamentos da região, beneficiando 870 mil pessoas, no total.
 
A série Diálogo Construtivo com a Comunidade das Escolas é parte Projeto Aguadeira II, da Secretaria de Estado do Ambiente, e está sendo desenvolvida junto às comunidades da Bacia do Rio Alcântara. O primeiro encontro foi no início do mês na Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin