BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Construção do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Alcântara avança e abre novas frentes de obras nas ruas de São Gonçalo

Construção do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Alcântara avança e abre novas frentes de obras nas ruas de São Gonçalo

No total, 15 novas ruas terão intervenções nos próximos 15 dias no município

Clique aqui para se cadastrar e receber informações da obra por e-mail.
 
As obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara chegam esta semana a 15 novas ruas, em São Gonçalo. As ruas Brasília, Gen. Alcio Souto, Juiz de Fora, Sorocaba, Pastor Valdemar Zarro, Ouro Preto, Sapopemba, Av. Cidade de Campos, Rua Lambari, Rua Aracaju, Rua Porto Alegre, Rua Teresópolis, Rua Juazeiro, Rua Honorino Melo e Rua Gen. Rondon serão beneficiadas com a construção de redes coletoras de esgoto do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios da Baía de Guanabara (PSAM). Depois de pronto, o sistema de coleta e tratamento vai reduzir em cerca de 1.200 litros por segundo o volume de esgoto in natura que é lançado atualmente no rio Alcântara, um dos afluentes da Baía de Guanabara.
 
As obras do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Alcântara, em São Gonçalo, estão com cerca de 30 Km de redes coletoras assentadas e 3.700 ligações domiciliares concluídas, um avanço físico de 32%. A Estação de Tratamento de Alcântara, também em construção no bairro, está com 20% de avanço físico. O término das obras está previsto para dezembro de 2018.

Asfalto

A construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara prevê a abertura de valas para o assentamento da rede coletora. As ruas onde foram abertas essas valas estão recebendo um acabamento asfáltico temporário para facilitar o tráfego de veículos e o acesso de pedestres, antes da recomposição final da cobertura asfáltica.

“O asfalto de todas as ruas afetadas será plenamente recomposto até o final das obras. Nossos engenheiros e operários farão o melhor para garantir condições de acesso para veículos e pedestres até o reparo definitivo do calçamento. É importantepedir a população que  respeite a sinalização .Sabemos dos problems causados,  mas é  para  própria segurança dos moradores” explica o gerente de obras Mauro Duarte.

Segundo Duarte, no caso de buracos abertos no asfalto ou no calçamento para o conserto de eventuais vazamentos de água ou outros serviços pontuais, nem sempre é possível realizar o fechamento imediato dessas intervenções. Muitas vezes é necessário aguardar a secagem do reparo ou até fazer o escoramento do solo, antes do fechamento definitivo do buraco.

“Sabemos que obras afetam a rotina dos moradores e, desde já, pedimos desculpas à comunidade pelos transtornos, mas a construção de um sistema coleta e tratamento de esgoto é muito importante para a saúde de suas famílias e para a qualidade das águas do rio Alcântara. O lixo e esgoto sem tratamento não devem mais poluir os nossos rios” completa Duarte.

O Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, prevê a construção da Estação de Tratamento de Alcântara e de 92 km de rede coletora de esgotos, 6 km de coletores tronco e 17.400 ligações domiciliares nos bairros Mutondo e Galo Branco, no município de São Gonçalo. As obras contemplam também as ligações intradomiciliares de cada residência. O investimento é de R$ 355 milhões e a população beneficiada de 165 mil habitantes.

​PSAM

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara são parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM, criado em março de 2012 por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem a coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente e o objetivo de contribuir para ampliação do saneamento ambiental nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, por meio de obras de saneamento básico e da criação de um novo modelo de governança para a Baía.

Confira as imagens das vias:

 

Ruas com obras do PSAM em São Gonçalo

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin