BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

FIRJAN reúne Inea e municípios de influência na Baía de Guanabara

FIRJAN reúne Inea e municípios de influência na Baía de Guanabara

Para trabalhar a otimização da gestão pública ambiental, o Sistema FIRJAN reuniu gestores dos municípios da região e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Sebrae e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

 

Na ocasião, foram compartilhadas novas ferramentas associadas a gestão ambiental que desburocratizam o serviço público, entre elas o aplicativo de licenciamento do Inea, que será lançado nesta sexta-feira, 16 de março, e o MTR Online, voltado para gestão de resíduos, também criado pelo Instituto.

 

Segundo Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da FIRJAN, a reunião foi uma oportunidade de agregar um grupo seleto de atores que fazem parte da gestão compartilhada da região hidrográfica da Baía de Guanabara e apresentar um conjunto de inovações e soluções de ferramentas aplicadas pelo estado do Rio, as quais levarão a gestão pública para um novo estágio.

 

“Queremos que essas iniciativas e seus resultados sejam compartilhados. O Inea vem fazendo um bom trabalho e estado do Rio precisa avançar na modernização, transparência e desburocratização dos seus municípios”, acrescentou Peron.

 

Foram debatidos também os desafios e oportunidades de ampliar o acesso à água e coleta e tratamento de esgoto nos municípios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.

 

A FIRJAN apresentou os diferentes caminhos que podem ser trilhados pelos municípios, como formação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), subconcessões, consórcios intermunicipais e financiamento público, tendo em vista a necessidade de melhorar os índices de saneamento e o potencial econômico que esse avanço pode gerar para a região. 

 

A reunião foi realizada em 14 de março, na sede da Federação. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, sendo mais de 20 secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de 12 municípios.

 

Fonte: Sistema FIRJAN - http://www.firjan.com.br/noticias/firjan-reune-inea-e-municipios-de-infl...

Foto: Vinicius Magalhães

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin