BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Inea lança base de dados Geoinea

Inea lança base de dados Geoinea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lança, nesta quarta-feira (4/4), a sua base de dados espaciais que estará disponível no portal Geoinea, em um evento que será realizado na sede do Inea, no Centro do Rio.

 

O Portal Geoinea é um canal eletrônico que tem como objetivo promover e facilitar o compartilhamento dos dados geoespaciais produzidos pelo órgão ambiental estadual, atendendo um público que abrange a sociedade, o poder público, as instituições de pesquisa e a iniciativa privada, dentre outros usuários que utilizem dados georreferenciados.

 

Através desse portal, o usuário poderá visualizar, fazer busca no catálogo de metadados, elaborar mapas rápidos, fazer download dos dados georreferenciados em formatos como shapefile, kml, Geotiff, entre outros. O Portal Geoinea será progressivamente ampliado e periodicamente atualizado, e o usuário poderá se cadastrar para receber notícias sobre o compartilhamento de novas informações.

 

A interface de compartilhamento dos dados é uma aplicação elaborada na plataforma do ArcGis Online da Esri, que busca levar o usuário aos dados que necessita. Nessa aplicação estão presentes os dados produzidos pelo INEA-RJ, bem como de outros órgãos que possuem geoserviços de dados complementares aos do órgão estadual ambiental, como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

A iniciativa tornou-se realidade desde que o Inea fez a adesão junto à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – Inde. Desta forma, o órgão ambiental estadual utiliza a infraestrutura do servidor de dados disponibilizado pelo Governo Federal para armazenar e estruturar os dados de forma padronizada, atendendo as especificações da Legislação Federal vigente sobre a temática.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=6152015

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube