BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Projeto de reflorestamento é lançado no Parque da Cidade, em Barra Mansa

Projeto de reflorestamento é lançado no Parque da Cidade, em Barra Mansa

Para fechar a Semana do Meio Ambiente na cidade, foi lançado nesta sexta-feira, dia 8, em cerimônia realizada no Parque da Cidade, o projeto “Águas de Barra Mansa”. A iniciativa prevê o plantio de 50 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas bacias dos rios Paraíba do Sul e Bananal, em uma área de 34,8 hectares, o equivalente a quase 35 campos de futebol. O lançamento contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable (MDB), do deputado estadual, André Corrêa, do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, entre outras autoridades.

O projeto em Barra Mansa integra o programa promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Inea chamado de “Pacto pelas Águas”. Um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Ex-secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa falou da importância do plantio de árvores para a produção de águas.

“Há cerca de dois anos o estado do Rio enfrentou uma das piores secas de sua história. Para evitar que episódios como este se repitam estamos investindo neste programa de recuperação dos mananciais de água. Os recursos são provenientes de compensação ambiental da CSN, que por diversas vezes causou problemas ambientais ao município e nunca foi responsabilizada. Também é importante destacar que o Rio Paraíba do Sul é a ‘caixa d’água’ da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Oitenta por cento das águas que abastecem a capital são oriundas do Paraíba”, disse Corrêa, destacando que serão 22 milhões de hectares de área reflorestada em todo o estado.

Já Marcus Lima lembrou que a crise hídrica serviu para ligar o alerta para a recuperação ambiental de áreas desmatadas para a produção de água. “Essa situação serviu para provocar a gente e promovermos a recuperação ambiental de áreas que estavam mal utilizadas. As árvores, além de produtoras de oxigênio, também são de água. Esta é a segunda cidade no estado. Demos início ao projeto piloto em Rio das Flores, com o plantio em uma área de 610 hectares, e agora aqui em Barra Mansa. A ideia é atuar nessas bacias voltadas para o abastecimento hídrico”, enalteceu.

O prefeito Rodrigo Drable agradeceu o empenho e apoio dos órgãos estaduais em atender as demandas ambientais de Barra Mansa e revelou o que espera para o espaço no futuro.

“Não se faz nada sozinho e temos colhido o resultado do trabalho e união de pessoas bem intencionadas. Hoje é a concretização de um sonho, um sonho que deve ser sonhado por todos nós. O projeto Águas de Barra Mansa vem para resgatar uma área que foi adquirida há 18 anos e até então era mal utilizada no Parque da Cidade. Queremos transformar essa área de 100 mil metros quadrados em um espaço onde as famílias possam vir aos finais de semana, com equipamentos de cultura e lazer. Um espaço com cinco quadras esportivas, campo de grama sintética, pista de skate, com um bosque. Também queremos criar uma área de contemplação do Rio Paraíba do Sul, uma área onde as pessoas possam vir praticar exercícios, promovendo uma relação harmônica entre sociedade e o meio ambiente”, disse Drable.

Além de áreas urbanas, o plantio de mudas ocorrerá em propriedades rurais do município, que vão desde Rialto até o Centro. Donos desses terrenos receberam durante o lançamento do projeto o título de Protetor Rural. Em seguida a entrega dos certificados, teve início o plantio que contou com a participação de estudantes do segundo, terceiro, sexto e sétimo ano da Escola Municipal Washington Luiz.

Fonte: A Voz da Cidade - https://avozdacidade.com/projeto-de-reflorestamento-e-lancado-no-parque-...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin