Notícias

Você está aqui

Lançada pedra fundamental da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia

Lançada pedra fundamental da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia

O responsável por articular as Leis que permitiram a instalação da montadora, deputado estadual André Corrêa, participou do evento.

Agora, montadora britânica Jaguar Land Rover se torna a mais nova integrante do polo automotivo fluminense. Nesta terça-feira, a Jaguar lançou a pedra fundamental de sua primeira fábrica totalmente própria fora do Reino Unido, no município de Itatiaia, no Sul Fluminense. No empreendimento, com inauguração prevista para 2016, foram investidos R$ 750 milhões de reais para uma planta capaz de produzir 24 mil carros por ano e gerar 400 empregos diretos.

Para atrair a empresa para o Rio de Janeiro, o Governo Estadual enviou para a Assembleia do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei que possibilitou a cessão do terreno da unidade e o deferimento do ICMS. Como contrapartida, a montadora terá que investir em programas sociais, culturais, esportivos e ambientais na região.

Um dos principais articuladores da vinda da empresa britânica para o Estado do Rio, deputado estadual André Corrêa (PSD), afirmou que o empenho do estado em criar condições para a instalação dessas grandes montadoras é o principal atrativo para os novos empreendimentos.

- Cada vez que uma empresa desse porte, dessa importância, se instala no estado, fica mais fácil atrair novas. Não tenho dúvida de que o nosso esforço na atração na Nissan deu credibilidade ao Estado e foi decisivo na vinda da Jaguar - conclui, citando a marca japonesa que se instalou no município de Resende.

Ainda segundo o deputado estadual André Corrêa, as empresas fornecedoras da Jaguar Land Rover também serão beneficiadas, já que a Alerj aprovou no ano passado o Projeto de Lei 2.669/13, que concedeu tratamento tributário especial também aos integrantes da cadeia produtiva automotiva localizados em um raio de até 65 quilômetros da planta industrial da britânica.

- Você saber que uma marca da tradição da Jaguar Land Rover escolhe o Rio de Janeiro pra instalar sua primeira fábrica nas Américas é um grande motivo de orgulho, porque, além da geração de empregos e o incremento da cadeia produtiva no estado, há um ganho intangível proporcionado pela atração de uma marca que é sinônimo de inovação, tecnologia - afirmou.

Agora, a montadora se junta com as empresas Man Latin America e Nissan, em Resende, a PSA Peugeot Citroën, em Porto Real, a Hyundai Heavy Machines, em Itatiaia, a Neobus em Três Rios e a Ciferal em Duque de Caxias, formando um importante polo automotivo.

Investimento além dos postos de trabalho

Dentro da unidade vai funcionar o primeiro Centro Educacional da marca na América Latina. O projeto se espelha no programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, onde proporciona aos participantes atividades com o objetivo de ajudar crianças a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.

Luiz Henrique Galerani

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin