Notícias

Você está aqui

Criação do Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira garante preservação da biodiversidade na Região do Médio Vale do Paraíba

Criação do Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira garante preservação da biodiversidade na Região do Médio Vale do Paraíba

Elaboração do plano de manejo e construção da infraestrutura administrativa serão os próximos passos para consolidar a unidade de conservação no município de Resende

Uma demanda antiga de ambientalistas da região Sul Fluminense, a criação do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Lagoa da Turfeira, em Resende, foi formalizado nesta sexta-feira (5/2). A publicação do decreto para implantação do refúgio permite que seja iniciado a elaboração do plano de manejo e construção da infraestrutura administrativa da unidade, visando à conservação de 269 hectares de áreas remanescentes de Mata Atlântica, na Região do Médio Vale do Paraíba.
 
O 1º Refúgio da Vida Silvestre é fruto de uma das condicionantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, para a instalação da montadora de veículos japonesa Nissan, existente em área adjacente à lagoa.
 
“Um desejo de muitos anos de ambientalistas e biólogos, o Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira vai se tornar uma realidade com a implantação de seu plano de manejo. O refúgio vai interligar importantes fragmentos de Mata Atlântica, colaborando para a preservação da biodiversidade da região, e, em especial, das aves que passam pela região durante os ciclos migratórios”, ressaltou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
 
O REVIS Lagoa da Turfeira tem por objetivo preservar um remanescente natural de áreas úmidas, que, antes dos impactos provocados pelo homem, se estendia por toda a várzea do Rio Paraíba do Sul. Embora a cobertura vegetal da região no entorno da lagoa e a própria hidrografia estejam relativamente alteradas, o complexo de áreas úmidas existente no lugar constitui um importante reduto para a biodiversidade local, especialmente para diversas espécies de aves aquáticas. A criação do refúgio contribui para o fluxo gênico de espécies nativas por meio da formação de corredores ecológicos.
 
“A Lagoa da  Turfeira constitui um importante abrigo para a fauna, especialmente a avifauna, que ali instala seus ninhos ou utilizam como pousio. Dentre os mamíferos mais comuns estão presentes capivaras, cachorros do mato, lontras, lobo guará e até a jaguatirica. Presente também espécies ameaçadas de extinção como o cágado do Paraíba e o jacaré -do-papo amarelo”, detalhou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.
 
De acordo com Paulo Schiavo o próximo passo será a elaboração do plano de manejo e a construção da infraestrutura da sede do REVIS. Todas as etapas de estruturação da unidade contarão com apoio da Nissan. 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin