Notícias

Você está aqui

De Olho no Lixo leva jovens para navegar pela Baia de Guanabara

De Olho no Lixo leva jovens para navegar pela Baia de Guanabara

Os jovens protetores da Baia de Guanabara participaram de uma verdadeira aula de história a céu aberto nesta quinta-feira (23/02). Em mais uma iniciativa do projeto De Olho no Lixo – Baia de Guanabara, eles navegaram pelas águas da Baia em uma escuna da Marinha e conheceram de perto a importância histórica do local.

 

Durante o passeio, os protetores aprenderam um pouco mais sobre a ligação da Baia com a fundação da cidade do Rio de Janeiro e descobriram que, no início do século passado, moradores próximos ao local não conseguiam dormir à noite por causa do barulho provocado pelas baleias. Mas esses animais desapareceram, com o tempo, devido a exploração do óleo do mamífero, de grande valor na época, além da poluição das águas, já provocada pela falta de saneamento. 

 

As ilhas, os fortes e os faróis não escaparam aos olhos atentos dos jovens, encantados com a beleza e a imensidão da Baia. A distância entre as duas pontas do local é de mais de 170 quilômetros.

 

Micaela Luiza tem 19 anos e disse que a atividade a transformou. “Estou me sentindo muito mais responsável depois do passeio. Não tinha ideia que a Baia era tão grande. Me sinto até mais importante agora por ser uma Protetora da Baia, uma lugar tão bonito e especial”, declarou.

 

Os Protetores da Baia de Guanabara foram capacitados após participarem de um curso de noções básicas de meio ambiente com foco na importância da separação, descarte e destinação corretos de resíduos sólidos, como parte das atividades do Projeto De olho no lixo- Baía de Guanabara-, que visa sensibilizar moradores das comunidades da Roquete Pinto e Praia de Ramos , na zona da Leopoldina.

 

Anfitriã dos jovens durante o passeio desta quinta-feira, a guia turística Cristina Lima elogiou a iniciativa. “Envolver jovens em um tema como esse é muito importante. Vocês estão preparando pessoas mais conscientes sobre a importância de se preservar o meio ambiente e que vão replicar o conhecimento. Serão verdadeiros multiplicadores. Quem sabe assim não conseguimos salvar a Baia?”, afirmou.

 

Além do passeio pela Baia, os jovens conheceram as instalações da Marinha e visitaram um submarino, um barco e um helicóptero em exposição permanente da instituição. 

 

O projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e tem a parceira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin