BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Deputado André Corrêa participa da entrega do caminhão de coleta seletiva para Cachoeiras de Macacu

Deputado André Corrêa participa da entrega do caminhão de coleta seletiva para Cachoeiras de Macacu

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganhou mais um reforço para continuar avançando na questão da reciclagem e gestão de resíduos sólidos. Neste sábado (10/06), o município de Cachoeiras de Macacu recebeu da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) um caminhão baú adaptado para a coleta seletiva de materiais. 

O veículo foi entregue na sede da APA da Bacia do Rio Macacu,  durante mais um dia de atividades da Semana do Meio Ambiente, que contou também com a presença do deputado Estadual André Corrêa (DEM-RJ), do Prefeito Mauro Soares, dos vereadores Dunga e Demilson Monteiro, além de representantes dos órgãos ambientais das duas esferas.

"Esse caminhão é o ideal para a coleta seletiva. Ele dá conforto para a pessoa que vai coletar e também protege o material do tempo", explicou o responsável pelo projeto de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Zimmermann .

Atualmente, Cachoeiras de Macacu recolhe cinquenta toneladas de lixo por dia, sendo duas de materiais recicláveis. Com o emprego do novo recurso e a participação da população, no entanto, a expectativa é que esses números subam, deixando o município próximo do índice de 50% de resíduos sólidos encaminhados para reciclagem.  

Animado, o cooperativado Wagner de Oliveira comemorou o reforço e a possibilidade da abertura de mais um turno para a coleta na cidade. 

"Nós vamos passar a ter uma coleta à tarde. Isso vai aumentar a quantidade de material direcionada ao centro de triagem e fazer com que a gente tire mais recicláveis das ruas", contou.

Para o deputado André Corrêa, que acompanha a mobilização desde o início de sua segunda passagem pela Secretaria de Estado do Ambiente,  os programas de destinação correta dos resíduos sólidos são uma necessidade e também uma oportunidade. Segundo ele, com o simples ato de separar o lixo, podemos impactar significativamente de forma positiva o meio ambiente, bem como sustentar uma cadeia que gera oportunidades e melhoria na qualidade de vida da população.

"No fim, vamos acabar economizando recursos. É possível reaproveitar aquilo que se joga fora, gerando renda e trabalho para essas pessoas que se dedicam a esse que é um ato de amor ao Meio Ambiente". 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cachoeiras de Macacu possui uma população de 54.273 habitantes, em uma área de 953.801 km². O município abriga parte do Parque Estadual dos Três Picos e exerce um importante papel na preservação dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. 

Foto: Antonio Kämpffe 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de