BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Jovens recebem certificados de conclusão de curso de formação de guarda-parques mirins no Parque Estadual da Pedra Selada

Jovens recebem certificados de conclusão de curso de formação de guarda-parques mirins no Parque Estadual da Pedra Selada

Cerca de 20 jovens, entre 13 e 16 anos, vão receber, na próxima terça-feira (6/12) os certificados de conclusão do curso de formação de guarda-parques mirins, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A cerimônia de formatura será realizada no Parque Estadual da Pedra Selada, em Resende, região Sul Fluminense. 

 

Os formandos são alunos da Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, localizada no vilarejo de Maromba, na região de Visconde de Mauá. O objetivo dessa iniciativa é transformar esses jovens em multiplicadores de boas práticas ambientais em suas comunidades, despertando na população uma consciência mais ecológica. 

 

As aulas, que aconteceram nos finais de semana de setembro, outubro e novembro, abordaram temas como noções de ecologia; manejo e sinalização de trilha; formas de agir em casos de acidentes; funções da unidade de conservação e técnicas para prevenção e combate à incêndios florestais, além de lições práticas de camping e excursionismo.

 

A partir de agora, os alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos na visitação de importantes atrativos naturais do parque, como o pico da Pedra Selada, o Bosque do Visconde e o Vale da Grama, na bela região de Visconde de Mauá.

 

O Estado do Rio foi o primeiro estado do país a possuir um serviço de guarda-parques estruturado para atuar em unidades de conservação, em ações de proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico; na educação ambiental, prevenindo incêndios florestais e outras formas de agressão e, se necessário, dando o primeiro combate às ocorrências.

 

Os guarda-parques também atuam no cumprimento da legislação ambiental; em operações de busca e salvamento; no suporte às atividades de pesquisa científica ou policiais; e na orientação dos visitantes sobre as normas de utilização e as características da unidade; entre outras funções.

 

Quando: Terça-feira (6/12); às 14h

Onde: Sede do Parque. Av. Presidente Wenceslau Braz, 200, Vila Visconde de Mauá – Resende – RJ

 

Por Ascom SEA/Inea

Foto: Divulgação Parque Estadual da Pedra Selada

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin