Notícias

Você está aqui

Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece visitas guiadas todas as quartas-feiras de agosto para a população

Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece visitas guiadas todas as quartas-feiras de agosto para a população

As visitas guiadas são gratuitas e as vagas, limitadas, com até 15 pessoas por trilha

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizará durante todas as quartas-feiras do mês de agosto, visitas guiadas por  suas trilhas. Os participantes serão acompanhados pelos condutores de visitantes que foram capacitados pelo Inea.

“São vários os atrativos que o parque oferece para seus visitantes que vão desde caminhadas ecológicas a banhos de cachoeira. Esse patrimônio precisa ser preservado, cuidado e o sentimento de pertencimento da população é o que dá vida aos nossos parques e nos ajuda a manter em ordem essas belezas naturais”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

As visitas incluem trilhas nos turnos da manhã e da tarde, com destinos ao Alto Mourão,  Caminho de Darwin, Morro da Peça e Morro das Andorinhas. As visitas guiadas são gratuitas e as vagas são limitadas, com até 15 pessoas por trilha. Para se inscrever é necessário enviar o nome e contato para [email protected].

Com nível de dificuldade leve, as trilhas podem ser exploradas por pessoas de todas as idades.

Uma boa opção é trilha do  Morro da Peça. Com aproximadamente 300 metros de extensão,   o trajeto proporciona um bela vista para a Lagoa de Itaipu.

Outro destaque é o caminho de Darwin,  trilha explorada pelo naturalista Charles Darwin em 1832 e mencionada em seu diário de bordo. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o caminho de Darwin proporciona visão da Pedra de Itaocaia, um monumento natural de Maricá.

Com 3.493 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca é composta por áreas marinha e terrestre e abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá.

Curso de Condutores de visitantes

O curso de capacitação de condutores de visitantes, voltado para moradores do entorno da unidade de conservação, foi realizado entre os dias 2 de maio e 27 de julho o ofereceu aulas teóricas na sede do Parque e aulas práticas nos atrativos da unidade de conservação.

O curso abrangeu as disciplinas história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança.

O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea  tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

“O curso teve como objetivo a capacitação e certificação das atividades de guia e condução de pessoas que visitam a unidade de conservação, além de gerar renda para a comunidade do entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca”, afirmou Jonathan Serrarez, administrador do parque.

CALENDÁRIO DE TRILHAS

Dia 10 – Manhã: Caminho de Darwin

Tarde: Morro das Andorinhas

Dia 17 – Manhã: Alto Mourão

Tarde: Morro da Peça

Dia 24 – Manhã: Caminho Darwin

Tarde: Morro das Andorinhas

Dia 31 – Manhã: Alto Mourão

Tarde: Colibris

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin