BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

São Francisco de Itabapoana recebe sinal verde para se inscrever no Protatar, a fim de realizar saneamento básico em Gargaú

São Francisco de Itabapoana recebe sinal verde para se inscrever no Protatar, a fim de realizar saneamento básico em Gargaú

São Francisco de Itabapoana (SFI) está apto para se inscrever no Programa de Tratamento de  Águas Residuárias (Protatar), que disponibiliza recursos para ampliação do número de sistemas de saneamento básico nos municípios. A solicitação foi feita em julho pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, e a resposta positiva foi recebida na terça-feira (15). Com os recursos do Protatar, SFI poderá realizar o saneamento básico da localidade de Gargaú, beneficiando 20% da população são franciscana.

Ilzomar é conselheiro do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e da Câmara Técnica de Instrumentos e Gestão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ele explicou que as gestões anteriores não buscaram a inclusão do município no programa, sustentado por verbas estaduais. Segundo o secretário, os primeiros benefícios serão as obras em Gargaú, que fica nas proximidades da foz do Rio Paraíba do Sul.

“Já tínhamos um projeto de saneamento básico para Gargaú sendo elaborado, aproveitamos o mesmo e conseguimos a aprovação para entrarmos no programa, que vai trazer muitos benefícios para SFI nos próximos anos”, afirmou.

Soares contou que a documentação para as obras, estimadas em R$ 1,7 milhão, será entregue até o próximo dia 6 de setembro. Ela será analisada e após a aprovação — o resultado será divulgado em 11 de novembro — a secretaria dará entrada no procedimento para obtenção de licenciamento junto ao Inea.

“O Governo Francimara será pioneiro no saneamento básico no município. As obras em Gargaú vão beneficiar cerca de oito mil habitantes, o que representa aproximadamente 20% da população. Além disso, vai refletir positivamente na pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de SFI”, destacou o secretário.  Além do saneamento, o município poderá ser contemplado com outros projetos como o repovoamento de peixes, através do Protatar.

Fonte: Ascom SFI

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin