Notícias

Você está aqui

Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara é tema de debate com a sociedade civil

Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara é tema de debate com a sociedade civil

Quando: sábado (12/3); às 10h.

Onde: Sala Multimeios, Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) - Avenida Presidente Kenedy, 721, Centro de São Gonçalo.

A construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, que beneficiará a qualidade de vida de meio milhão de pessoas, será tema de encontro, neste sábado, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo. Na ocasião, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, se reunirá com moradores da região para promover o debate dos possíveis impactos da obra na rotina da população.

O segundo encontro com a sociedade civil, parte do Projeto Aguadeira Rio Alcântara II, será organizado pelo Instituto Baía de Guanabara (IBG). Durante a cerimônia os resultados do projeto socioambiental serão apresentados a representantes da sociedade civil e do setor público. Uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Projeto Aguadeira abre as portas à participação da população no acompanhamento da obra, enfatizando os aspectos da educação ambiental e os seus benefícios.

O coordenador de obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da SEA, Mauro Duarte, apresentará os detalhes da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma das principais intervenções previstas no projeto.

"Foi feito um estudo sobre cada instalação, diminuindo o transtorno e aprimorando o tratamento de esgoto. A capacidade de tratamento de esgoto da ETE será equivalente a 1.200 litros de água por segundo ou 92 piscinas olímpicas por dia", explicou Mauro Duarte.

A participação de representantes de organizações não governamentais é essencial para que tenham conhecimento dos benefícios que a obra proporcionará aos moradores e meio ambiente. Com a construção da ETE, 350 mil pessoas serão contempladas pelo sistema de saneamento e 1.200 litros de esgoto in natura por segundo deixarão de ser lançados nas águas da Baía de Guanabara.

Atualmente, boa parte dos dejetos sanitários e resíduos sólidos gerados pela população são despejados no Rio Alcântara, que corta a região, contribuindo, assim, para a incidência de diversas doenças. A estação de tratamento será responsável por captar o esgoto dos bairros Galo Branco, Trindade, Luiz Caçador, Mutondo e Jardim Catarina, considerado o maior bairro da América Latina com mais de 170 ruas. Na segunda etapa, a ETE vai atender os bairros de Tribobó, Arsenal, Jockey, Colubandê, Coelho, Alcântara e Salgueiro, alcançando cerca de 520 mil pessoas, no total.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin