BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Zoneamento Ecológico Econômico tem consulta pública em Campos nesta quarta-feira

Zoneamento Ecológico Econômico tem consulta pública em Campos nesta quarta-feira

Objetivo da reunião é apresentar informações e dados dobre o projeto e receber sugestões da comunidade

Quando: Quarta-feira (25/11), às 9h
Onde: Auditório do Hospital Veterinário da UENF (Avenida Alberto Lamego 2000 - Bairro Parque Califórnia).
 
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) promove nesta quarta-feira (25/11), em Campos dos Goytacazes, consulta pública sobre o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Estado. Instrumento fundamental para o ordenamento ambiental do território fluminense, o ZEE vai estabelecer orientações, restrições e alternativas para o uso sustentável dos recursos do estado.
 
A consulta pública de Campos dos Goytacazes será realizada no Auditório do Hospital Veterinário da UENF, localizado na Avenida Alberto Lamego 2000, no Bairro Parque Califórnia. Com início às 9h, a reunião terá um espaço de uma hora para a apresentação da proposta de zoneamento e diretrizes para o ZEE. Os técnicos responderão a perguntas por escrito e haverá uma rodada de contribuições, críticas e sugestões. O encerramento está previsto para as 13h10.
 
A consulta pública será a segunda de uma série de 10 reuniões, realizadas em todas as regiões do estado, até o dia 10 de dezembro, o que dará oportunidade à população de se manifestar sobre o projeto. Em cada consulta são convidados representantes do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, além de entidades representativas da sociedade civil.
 
O processo participativo de elaboração do ZEE tem o objetivo de proporcionar um espaço democrático para o intercâmbio de conhecimentos, a divulgação de informação, a sensibilização dos diversos atores, a apropriação dos resultados do projeto e a manifestação crítica dos participantes.
 
Durante cada consulta pública será apresentado o conjunto de informações organizadas e analisadas nas fases do projeto, com destaque para as limitações e potencialidades da região onde a reunião está sendo realizada. Também serão apresentadas informações adicionais sobre as demais regiões.
 
O Zoneamento Ecológico Econômico irá estabelecer regras e orientações para o uso e ocupação do território, visando garantir sua exploração sustentável. O ordenamento territorial envolverá a indicação de áreas prioritárias relativas à preservação e conservação ecológica; formação de corredores ecológicos; proteção de nascentes e mananciais; conservação do solo e controle da erosão; riscos de enchentes e escorregamentos; além de áreas para desenvolvimento agropecuário, turístico e de polos industriais e de serviços.
 
Para mais informações sobre o projeto do ZEE, os interessados podem acessar o site www.zee-rj.com.br. Lá estão disponíveis os planos, projetos e estudos de referência, além das apresentações feitas nas duas oficinas técnicas realizadas até o momento.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin