Notícias

Você está aqui

Líderes de 44 regiões do mundo assinam acordo para adoção de medidas de adaptação ao aquecimento global

Líderes de 44 regiões do mundo assinam acordo para adoção de medidas de adaptação ao aquecimento global

Iniciativa RegionsAdapt (Adaptação das Regiões) foi lançada em parceria pelos governos do Rio de Janeiro e Catalunha (ESP) durante a COP21, em Paris 

Líderes de governos regionais de 17 países assinaram, nesta quinta-feira (14/4), no Hotel Prodigy, no Centro do Rio, o primeiro acordo global para o suporte de ações de adaptação regional frente às mudanças climáticas, o RegionsAdapt (Adaptação das Regiões). Com a inclusão dos novos governos participantes, já são 44 líderes regionais de todo mundo comprometidos com a iniciativa.

A cerimônia de assinatura fez parte do VII Encontro Mundial de Governos Regionais, promovido pela Organização de Regiões Unidas (ORU-Fogar), uma continuidade do lançamento da iniciativa durante a 21ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC), em Paris, França.    

No discurso de abertura do evento, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, enfatizou a urgência em se adotar ações não somente de mitigação às emissões de gases do efeito estufa, mas, sobretudo, de adaptação às consequências das mudanças climáticas:

“O aquecimento global já é uma realidade. Não é mais uma questão para os nossos filhos e netos, somos a primeira geração que está vivenciando isso. Não dá mais para termos uma postura de somente evitar as emissões, temos que adotar ações para adaptar cada região aos efeitos que virão a acontecer. Hoje, estamos alegres de ver que já são quase 50 estados subnacionais, governos estaduais, que aderiram a essa iniciativa de implantar um plano estadual de adaptação”, declarou o secretário estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

Fruto de uma parceria dos governos do Rio de Janeiro e da Catalunha (Espanha), a iniciativa RegionsAdapt foi lançada  durante a COP21, em Paris, unindo 27 regiões de todos os continentes. Desse total, nove participantes são da América Latina, seis da Ásia, cinco da América do Norte, quatro da Europa, dois da Oceania e um da Asia. Durante o VII Encontro Mundial, novas regiões da América Latina e África se comprometeram com a iniciativa, incluindo 17 participantes ao acordo.         

O diretor do serviço de meteorologia do Governo da Catalunha (Espanha), Oriol Puig, palestrou sobre as projeções dos futuros cenários regionais mediante as mudanças climáticas. Segundo Oriol Puig, num cenário extremo a temperatura global pode se elevar em 3,5º até o ano 2100, impactando diretamente no consumo energético das cidades, na duração do período seco, na contaminação atmosférica e no aumento de incêndios florestais.

A RegionsAdapt é uma iniciativa global para os governos regionais somarem esforços, através de cooperação mútua, na definição de ações concretas de adaptação climática. Ao participarem da iniciativa, os governantes se comprometem a adotar, priorizar e reportar ações de adaptação, com dois anos de duração. Além disso, a iniciativa auxilia os participantes a identificar planos e estratégias de adaptação ao redor do mundo e reportar o progresso das ações tomadas através de metas tangíveis, compartilhando as melhores experiências.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin