BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parque Fluvial de Pinheiral reforça preservação do Rio Paraíba do Sul, na região Sul Fluminense

Parque Fluvial de Pinheiral reforça preservação do Rio Paraíba do Sul, na região Sul Fluminense

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Prefeitura de Pinheiral inauguraram, nesta sexta-feira (24/6), a primeira fase de obras do Parque Fluvial localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, no município de Pinheiral, região Sul Fluminense. A conclusão da implantação de áreas de lazer, ciclovia e do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do rio contribui para evitar a ocorrência de enchentes na região, além de oferecer oportunidades de recreação para a população local e fomentar o ecoturismo.

“Atravessamos a pior crise hídrica da história da Região Sudeste e a instalação desse parque fluvial visa a garantia da preservação deste importante rio que abastece grande parte da população fluminense. Estamos cuidando do meio ambiente e ao mesmo tempo oferecendo oportunidades de lazer para a população de Pinheiral”, destacou o secretário estadual do Ambiente André Corrêa.

Para o secretário estadual André Corrêa, a criação de áreas de lazer sustentáveis inverte a lógica de ocupação dos rios, principalmente do Rio Paraíba do Sul que, historicamente, sofre com o crescimento desordenado em função do aumento da urbanização.

O convênio firmado entre a SEA e a Prefeitura de Pinheiral para construção do parque prevê investimentos na ordem de R$ 7 milhões. Das obras previstas no projeto já foram concluídas duas quadras esportivas, dois campos de futebol, pista de caminhada e ciclovia.

Dentro da área do parque, ainda está previsto o plantio de 9.800 árvores em 3,93 hectares de área às margens do Rio Paraíba do Sul. As obras vão colaborar para a preservação do cágado-da-paraíba, espécie que está ameaçada de extinção.

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin