BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Secretário estadual do Ambiente inaugura sede sustentável do Parque Estadual Cunhambebe

Secretário estadual do Ambiente inaugura sede sustentável do Parque Estadual Cunhambebe

Construção terá telhado verde, energia solar, reúso de água da chuva e madeira certificada
 
Quando: Sexta-feira (13/11), às 11h
Onde: Estrada da Cachoeira, s/n – Vale do Rio Sahy (acesso pelo km 423 da BR 101 – entrada do Condomínio Reserva do Sahy)

 
O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguram nesta sexta-feira (13/11), às 11h, a sede própria do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede conta com centro de visitantes com auditório e utiliza modernos critérios de construção sustentável, como energia solar para aquecimento de água, reuso de águas pluviais, telhado verde e madeira certificada.
 
A solenidade contará com as presenças do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima; do prefeito de Mangaratiba, Ruy Quintanilha; e do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.
 
De acordo com estimativas do Inea, o Parque Estadual Cunhambebe recebe cerca de 18 mil visitantes por ano (dados de 2013) e esse número poderá dobrar com a melhoria da infraestrutura de atendimento. O complexo administrativo inclui alojamento para o contingente de cerca de 20 guarda-parques que atua na unidade, além de acomodações para pesquisadores. O investimento totalizou R$ 4,8 milhões, incluindo aquisição de mobiliário, equipamento e veículos.
 
Abrangendo parte de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí, o parque protege importantes áreas de mananciais, como, por exemplo, as nascentes da microbacia do Rio das Pedras, em Rio Claro. Estas nascentes drenam para o Rio Piraí, responsável por até 15% da água disponibilizada no Sistema Guandu, que abastece a Região Metropolitana do Rio. A preservação de remanescentes da Mata Atlântica também permite a formação de corredor ecológico entre os maciços da Bocaina do Tinguá, contribuindo para a preservação de espécies nativas da fauna e flora.
 
Com área de 38 mil hectares, o PEC foi criado em 2008 e tornou-se um importante polo turístico da Costa Verde. Entre suas atrações estão o Pico do Sinfrônio, com 1,5 mil metros, em Angra dos Reis, e o das Três Orelhas (1,1 mil metros), em Mangaratiba, além da Pedra da Conquista. As cachoeiras, como a do Véu da Noiva, e o sítio histórico da Estrada Imperial também atraem muitos turistas.
 
A construção da sede soma-se a uma série de medidas tomadas para a consolidação da unidade, como a elaboração do plano de manejo, instrumento fundamental para o planejamento e gestão; instalação de placas de sinalização; e a capacitação da comunidade do entorno para atividades turísticas de base comunitária. Dentro do programa de regularização fundiária, foram desapropriados 1,7 mil hectares de áreas particulares situadas dentro dos limites do parque. A Área de Proteção Ambiental (APA) de Mangaratiba também terá sua sede funcionando no novo complexo administrativo.

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin