Notícias

Você está aqui

Bloco De Olho no Lixo na Folia leva alegria a moradores da Rocinha

Bloco De Olho no Lixo na Folia leva alegria a moradores da Rocinha

A Comunidade da Rocinha, teve um pré Carnaval inédito este ano. No sábado, 18, o cortejo mutirão “De Olho no Lixo na Folia” desfilou pelo local mostrando que a mistura música, moda e sensibilização ambiental dá certo também no samba. Formado por alunos que moram na comunidade e participam dos projetos Ecomoda e Funk Verde, o bloco levou para as ruas da Rocinha roupas e instrumentos confeccionados com resíduos sólidos que teriam como destino a lata de lixo.

 

As peças foram produzidas pelos alunos do Ecomoda, do Projeto De Olho no Lixo desenvolvido na Rocinha. Roupas usadas e doadas são transformadas em outras peças e até mesmo em acessórios. As fantasias foram todas confeccionadas com material doado. “Adorei a receptividade das pessoas. As peças que nós preparamos para o desfile foram doações e fizeram sucesso. Os chapéus foram todos. É muito bom saber que as pessoas gostaram do nosso trabalho e aprenderam com ele, declarou o  coordenador do projeto Ecomoda, Almir França.

 

O  “De Olho no Lixo na Folia” também contou com muita música. Os  instrumentos musicais utilizados pelos foliões foram produzidos pelos alunos do Funk Verde, também do Projeto De Olho no Lixo, a partir de resíduos sólidos que teriam como destino a lata do lixo: cuícas confeccionadas com canos PVC (tipo de resíduo da construção civil), pandeiro produzido com garrafa pet em substituição ao couro animal e latas de tinta que deram lugar ao tarol.

 

Os alunos apresentaram marchinhas de carnaval e um inédito samba enredo, de composição do agente socioambiental do Projeto De Olho no Lixo, Juju da Rocinha.

 

Os arranjos musicais também foram dos alunos Funk Verde e os intérpretes, os agentes socioambientais Marcelo e Tota.

 

“Foi lindo! O rosto das pessoas ao ver e conhecer os instrumentos, faz ver que tudo valeu a pena. Conseguimos sensibilizar mais moradores e, com isso ganhamos novos parceiros. Eles prometeram trazer material que pode ser transformado em instrumento e participaram bastantes do desfile”, afirmou a coordenadora do Funk Verde, Regina Café.

 

 

Projeto De Olho no Lixo

 

 

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o projeto desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.

 

Mais de 450 toneladas de lixo foram recolhidas, entre os meses de maio de 2016 e janeiro de 2017, da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por agentes socioambientais capacitados pelo Projeto “De Olho no Lixo: Transformando resíduo em arte, cultura e educação”.

 

Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde que oferece oficinas de percussão e teoria musical com o reaproveitamento de materiais retirados do lixo para a confecção de instrumentos musicais; e o Ecomoda, voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados e banners.

 

Por Ascom SEA/Inea

Foto: Antonio Kämpffe

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin