Notícias

Você está aqui

Projeto Niterói Ecocultural certifica cerca de 400 alunos da rede pública

Projeto Niterói Ecocultural certifica cerca de 400 alunos da rede pública

Projeto Niterói Ecocultural, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), beneficia 626 alunos da rede pública com capacitação técnica e educação ambiental visando o potencial de materiais recicláveis. Mais de 400 estudantes das primeiras turmas dos módulos Ecomoda, Ecomúsica e Ecodesign – disciplinas do Ecocultural - receberam nesta quinta-feira (11/8) a certificação em técnicas de marcenaria, estofamento e design; produção de instrumentos musicais e percussão; e confecção de acessórios e peças de vestuário.

“Em sete meses de trabalho tiramos 3 mil toneladas de lixo da Baía da Guanabara! Todos sabemos que, obviamente, a Baía não produz esse lixo, e somente com projetos de educação ambiental e a contribuição da população vamos conseguir reverter esse cenário. O processo de reciclagem promove, além de uma mudança de comportamento no dia a dia, novas oportunidades de inclusão social e renda. Reciclar é vida”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

A cerimônia realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, foi embalada pelos alunos com apresentação musical, desfile de moda sustentável e exposição de móveis feitos a partir de madeira descartada.

A iniciativa que capacita estudantes da rede pública e moradores de comunidades abrange os módulos Ecomúsica, que ensina a confeccionar instrumentos musicais com o reaproveitamento de materiais recicláveis; Ecodesign que capacita na produção de mobiliário e peças para o lar com restos de obras e móveis; e Ecomoda, onde as pessoas aprendem a produzir novas e criativas peças de vestuário, utilizando sobras de tecido e roupas usadas.

“Esse projeto cria possibilidades, um outro olhar, uma nova perspectiva. O aluno tem novas alternativas para se agarrar na sua vida profissional. A proposta é a formação cultural desse jovem, de conhecimento musical, ele vai ter uma escolha para o seu futuro, uma nova opção. Com o desenvolvimento do projeto esses alunos passam a ter um novo olhar, e acabam pegando materiais descartados na rua e a partir daí fazemos um projeto piloto”, ressaltou a coordenadora do Projeto Ecomúsica.

O projeto é fruto de cooperação firmada entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN). A ação tem como parceira a ONG Campus Avançado.

Como resultado dos cursos e oficinas promovidos no Ecomoda, cerca de 180 alunos produziram 265 bolsas, 130 blusas, 105 vestidos, 45 coletes e 65 colares, além de uma coleção inspirada nos olhares artísticos de Oscar Niemeyer e Lígia Clark sobre a cidade de Niterói. A coleção percorreu o tablado do Teatro Oscar Niemeyer com 60 looks e um total de 150 peças, produzidas com diversas técnicas de modelagem e estamparia.

Durante o curso do Ecomúsica, 241 alunos produziram mais de cem instrumentos musicais sustentáveis, entre surdos de bombonas plásticas, caixas de percursão feitas com latas de tinta, xequerês, repiques de canos PVC, tamborins, claves de restos de madeira e chocalhos.

No escopo do Ecodesign, foram ensinadas técnicas de mosaico, decoupage, pintura artística, colagem e pátina para cerca de 50 pessoas. O curso teve como foco o conceito de reuso e redesign. No total, cerca de 3 toneladas de resíduos sólidos foram utilizadas na produção de quatro bancos, 17 mesas, 20 cadeiras, quatro armários, duas portas e até um piano.

Iniciado em 2015, no município de Niterói, o Projeto Niterói Ecocultural atua, através dos módulos Ecomúsica, Ecomoda e Ecodesign, em nove núcleos localizados nos colégios estaduais Aurelino Leal, em Ingá, Joaquim Távora, em Icaraí, José Bonifácio, em Fonseca, Benjamin Constant, em Barreto, na Escola Municipal Altivo Cesar, em Barreto, na Plataforma Digital Urbana Macquinho, em Ingá, na Casa de Convívio, em Santa Rosa, e nos institutos de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), em São Domingos, e Campus Avançado, em Gragoatá.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin