Notícias

Você está aqui

Reserva Biológica de Guaratiba faz mutirão para retirada de lixo da Praia da Maré

Reserva Biológica de Guaratiba faz mutirão para retirada de lixo da Praia da Maré

Atividades junto às comunidades do entorno da unidade têm o objetivo de conscientizar para a importância da preservação do manguezal

A Reserva Biológica de Guaratiba, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar no próximo dia 27, às 9h, um mutirão de limpeza da Praia da Maré, situada na localidade de Araçatiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma das atividades que vem sendo programadas pela administração da reserva para a inserção da comunidade na gestão da unidade.

- A Praia da Maré sofre com lixo proveniente do descarte pela comunidade do entorno, de frequentadores que acessam a área irregularmente e também devido ao lixo flutuante – afirma o administrador da reserva, Eduardo Antunes.

A Rebio Guaratiba vem promovendo outras ações junto à comunidade do entorno, principalmente escolas, com foco em atividades lúdicas. O objetivo é despertar a conscientização da população e a valorização da área protegida e dos seus manguezais. Uma das atividades, o Vem Passarinhar, no último final de semana de janeiro, reuniu 48 observadores de aves que puderam constatar a presença de 71 espécies diferentes.

Criada em 1974, a Reserva Biológica de Guaratiba é uma unidade de conservação de proteção integral e que não permite visitação, a não ser com objetivos científicos ou educacionais. Com aproximadamente 3.360 hectares, a unidade protege importante remanescente de manguezal associado à Baía de Sepetiba. O manguezal oferece valiosos serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias; e a prevenção de inundações, entre outros.

Os participantes do mutirão devem levar protetor solar, lanche e repelente. O ponto de encontro será na própria Praia da Maré. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a reserva pelo telefone (21) 2333-6984, ou pelo e-mail voluntá[email protected].

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin