Notícias

Você está aqui

Combate aos incêndios florestais terá unidade móvel de apoio

Combate aos incêndios florestais terá unidade móvel de apoio

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentam nesta sexta-feira (31/07), às 10h, no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, a unidade móvel que será utilizada como apoio para o combate aos incêndios florestais, salvamentos e outras ações dos guardas parques. A apresentação faz parte da comemoração do Dia Mundial do Guarda-Parque, que também terá missa em ação de graças na Matriz Santa Rita, às 12h.

Além da apresentação da viatura, quem passar pelo Largo da Carioca até às 16h poderá apreciar a demonstração de equipamentos e materiais de combate aos incêndios florestais, uma das principais atribuições do Serviço de Guarda-Parques do Inea. Com um contingente de mais de 230 pessoas, o serviço atua nas unidades de conservação de proteção integral (parques e reservas) do governo estadual, e atua desde a recepção e orientação dos visitantes até a fiscalização e combate às infrações ambientais, além do combate aos incêndios.

Um exemplo da atuação dos guarda-parques foi o recente manejo de um animal silvestre no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Norte do Rio. Um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) que se encontrava numa residência no entorno da sede, no Pau da Fome, em Jacarepaguá foi levado na sexta-feira (24/07) pelos guarda-parques para a floresta, seguindo os procedimentos adequados de reabilitação e soltura.

Os guarda-parques também realizam ações de busca e salvamento, apoiam atividades de educação e interpretação ambiental e atuam em ações socioambientais junto às comunidades do entorno das unidades de conservação. Para tanto, além de passar por um processo seletivo público, o contingente recebeu treinamento especializado, que abrangeu desde a legislação ambiental até atividades de campo.

O Dia Mundial do Guarda-Parque foi instituído em 2007 pela Federação Internacional dos Guarda-Parques, que escolheu o 31 de julho para a celebração da atividade, considerada fundamental para a defesa da biodiversidade dentro dos limites das unidades de conservação. A data é comemorada por 54 associações ao redor do mundo.

Ascom SEA/Inea
Foto: Felipe Tubarão

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin