Notícias

Você está aqui

Estudantes participam de oficinas sobre temas ambientais na APA Macaé de Cima

Objetivo é ampliar o conhecimento dos jovens em relação às unidades de conservação

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima abriu nesta sexta-feira (31/07) a série de seis oficinas para a Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica (JCBH) dos Rios Macaé e das Ostras. As aulas, que continuam neste final de semana, abordam vários temas relacionados ao meio ambiente e unidades de conservação, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens com relação às unidades de conservação e as possibilidades de atuação em seu território.

Os participantes vão conhecer mais detalhes sobre o Sistema de Unidades de Conservação (SNUC), que rege o funcionamento das unidades e foi criado pela Lei 9.985/2000, além de gestão de resíduos, mapeamento de áreas protegidas e educação ambiental. Nas oficinas haverá dinâmicas relacionadas aos temas, como, por exemplo, a identificação de interesses antagônicos no território com relação ao mapeamento e a elaboração de plano de ação para a gestão de resíduos.

A escolha dos temas foi realizada de forma participativa junto aos conselheiros da APA Macaé de Cima e geraram um calendário de ações de educação ambiental a serem realizadas na região abrangida pela unidade ao longo do segundo semestre de 2015. O JCBH é um grupo informal, constituído por estudantes que vêm participando das reuniões promovidas pelo Comitê de Bacia, responsável pelo planejamento das ações relativas à gestão de recursos hídricos da bacia dos Rios Macaé e das Ostras.

A atividade faz parte do projeto de fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação, coordenado pelo Inea e executado pelo Instituto Moleque Mateiro. As oficinas acontecem na sede da APA Macaé de Cima, em Lumiar, em Nova Friburgo, das 10h às 15h.

A APA Macaé de Cima é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável criada em 2001 e situada em Nova Friburgo. Com 35 mil hectares, ela protege mananciais dos rios Macaé de Cima, Bonito, das Flores, Santo Antonio e demais afluentes e espécies da fauna e flora nativas.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin