Notícias

Você está aqui

Valorosa corporação

Reconhecida pela população como uma corporação de extremo valor e importância para a sociedade, o Corpo de Bombeiros recém-comemorou mais um aniversário (2 de julho) em meio a um momento marcante de sua história; uma fase de mudanças positivas obtidas por intermédio de uma comovente, e legítima, mobilização por melhorias salariais. Superada a fase mais turbulenta de reivindicações, o saldo que fica é a comprovação da enorme admiração que o povo da cidade do Rio tem para com a instituição, bem como as conquistas em relação à remuneração de seus integrantes.

É indiscutível a baixa remuneração dos bombeiros fluminenses, motivo pelo qual o próprio governo do estado, diante dessa realidade, formulou um plano de recuperação salarial da categoria: de 2007 a 2009, foram concedidos 30% de aumento, diante de uma inflação no período de 22%;  e para os próximos quatro anos estão previstos 55% de reajustes. Com isso, até dezembro de 2014 os salários dobrarão - trata-se de um esforço orçamentário de R$ 1 bilhão a mais para os Bombeiros. 

O aumento concedido agora pode não ser exatamente o que a corporação desejava, mas o Executivo fez o que era possível, por meio de uma complicada engenharia financeira. Além dos 5,58% de reajuste para Bombeiros, PMs, policiais civis e agentes penitenciários – antecipação que estava prevista para dezembro -, o governo criou a Secretaria de Estado de Defesa Civil, com o comandante da corporação à frente, coronel Sérgio Simões, atendendo a uma outra reivindicação dos Bombeiros.

Ao longo do processo de negociação entre Bombeiros e governo, houve erros dos dois lados. Nós, na Assembleia Legislativa, procuramos atuar como mediadores no impasse, tanto na questão salarial quanto na concessão da anistia administrativa aos 439 militares presos após a invasão do quartel central da corporação, assinada por 50 deputados. Agilizamos, também, a aprovação da antecipação do aumento e da permissão do uso do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (Funesbom) para pagamento de gratificações aos bombeiros – antes, o fundo era utilizado na compra de equipamentos para a corporação.

Na condição de líder do governo na Alerj, sempre procurei dialogar com o movimento, tendo recebido suas lideranças em meu gabinete, pois entendo que as reivindicações dos bombeiros por uma melhor remuneração são justas. Conseguimos avançar na questão, intercedendo em prol da corporação junto ao governador Sérgio Cabral, e estou certo de que foi dado um significativo passo rumo a dias melhores para a instituição.         

O Corpo de Bombeiros merece todo o nosso respeito e admiração, pelo inestimável trabalho que presta à população. O aniversário da instituição é uma ótima oportunidade para enfatizarmos a importância de uma corporação bem remunerada e equipada. Afinal, a missão de cada um de seus integrantes é uma das mais sublimes: um mix de bravura e coragem ao arriscar a própria vida para salvar a do próximo.

Deputado André Corrêa

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin