BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Programa Limpa Rio chega a Japeri para prevenir enchentes

Programa Limpa Rio chega a Japeri para prevenir enchentes

Rio - De olho nas chuvas de verão, o prefeito de Japeri, Carlos Moraes, deu o pontapé inicial ao projeto de prevenção às inundações, que vai limpar e desassorear pelo menos 42 km de extensão dos sete principais rios e canais da cidade e beneficiar 5.710 famílias que moram em regiões ribeirinhas.

A maratona faz parte do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançado nesta terça-feira, no bairro Delamare, um dos mais castigados pelas chuvas de verão de 2013. Na época, pelo menos em 30% da população sofreu com o problema das enchentes.

O canal Quebra-Coco, que provocou inundações de mais de um metro de altura, em 2013, começou a ser dragado pouco antes do meio-dia, no trecho da Avenida Javari. O trabalho vai ser estendido ao canal Teófilo Cunha, e aos rios dos Poços, D’Ouro, Santana, Santo Antônio e São Pedro.

Carlos Moraes, que agradeceu o apoio da Secretaria Estadual do Ambiente, lembrou que “felizmente” não houve registro de enchentes no município, ao longo de um ano e meio de governo. “Ainda assim, é preciso fazer o trabalho de prevenção para que no futuro as chuvas não provoquem transtornos à população, como ocorreu em 2013”, frisou.

O prefeito disse ainda que o acúmulo de lixo e de matéria orgânica nas águas, além de causar danos ao ecossistema, como mortandade de peixes e a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, ainda pode transmitir doenças às comunidades que ali vivem.

Responsável pelas negociações entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Gustavo, disse que o Programa Limpa Rio é fundamental, se levado em consideração o assoreamento de rios canais e valões, com suas margens sendo tomadas por vegetação e resíduos sólidos.

“Ficamos preocupados com a população de Japeri, diante do histórico de enchentes e alagamentos na cidade, principalmente nos bairros Alecrim, Delamare, Primavera, Jardim William, Citrópolis, Beira Rio, Chacrinha e Nova Belém”, explicou.

Kerly Gustavo também lembrou que em dezembro de 2013, centenas de famílias sofreram com os transtornos causados pelas fortes chuvas. “Na época, de acordo com os dados da estação de monitoramento do Sistema de Alerta, o índice pluviométrico na região alcançou 58,4mm, e o que era previsto para um mês, ocorreu em apenas uma hora de chuva”, lembrou.

Coordenador do Programa Limpa Rio, Luiz Antônio Correia disse ao prefeito Carlos Moraes que se torna urgente um projeto que atue de forma preventiva para recuperar rios, lagos, córregos e demais corpos hídricos.

Já o vice-prefeito, Cezar Melo, fez um apelo à população no sentido de que colaborem com a Prefeitura, evitando jogar lixo, sofá, geladeira e outros tipos de eletrodomésticos no leito dos rios e valões da cidade. “Vamos manter os rios limpos para evitar transtornos”, conclamou.

A solenidade de lançamento do Programa Limpa Rio contou ainda com a presença dos secretários municipais, Maicom Fabiano, de Obras e Serviços; Luiz Barcelos, de Desenvolvimento Econômico; e Ernane Alves, da Defesa Civil, além do secretário Executivo de Governo, Rodrigo Marques.  

Fonte: Jornal O Dia - 16/05/2018

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/o-dia-na-baixada/2018/05/5540854-p...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin