BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Toneladas de lixo são retiradas do Rio Barra Mansa

Toneladas de lixo são retiradas do Rio Barra Mansa

Barra Mansa – Cento e dezessete toneladas de resíduos, entre lixo, terra, entulho, aparelhos de TV, sofás velhos entre outros detritos. Este é total parcial da operação de limpeza no Rio Barra Mansa realizada em dois dias pela prefeitura local em parceria com o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente). A dragagem está acontecendo na Rua Major Luiz Alves, na altura do número 5, no bairro Boa Sorte, e vai se estender por cerca de três quilômetros do rio até o bairro Nova Esperança.

A iniciativa faz parte do Programa Limpa Rio. Todo o material recolhido está sendo encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduo Sólido, no Km 4, exceto os pneus, que têm como destino o projeto Ecopneu. De acordo com coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Jackson Rabelo, a operação já avançou 200 metros lineares do rio e proporcionou a abertura de cerca de 400 metros de margem, sendo 200 de cada lado.

– Após transpor o rio nas proximidades da ponte de acesso ao bairro Piteiras a tendência é que o serviço seja um pouco mais moroso em decorrência da existência de casas dos dois lados da margem do rio. A perspectiva é de avançar em torno de 50 a 60 metros lineares por dia – explicou Rabelo.

A dragagem do Rio Barra Mansa está projetada para durar cerca de quatro meses e tem sido elogiada por moradores da localidade e adjacências. Mário Francisco de Assis, 65 anos, aposentado, morador da Rua Joaquim Borges Pereira, disse que viu a retirada de lixo, pneus e muitas sacolas plásticas. “Infelizmente a própria população destrói a natureza e depois, quando vêm as enchentes, reclama dos pertences perdidos. É preciso conservar o serviço realizado pela prefeitura”, disse.

José Cláudio Gomes, 62 anos, também aposentado, morador da Rua José Sebastião da Silva, observou que até os passarinhos voltaram a ocupar as imediações do rio. “Há muito tempo não via os pássaros por aqui. Acredito que seja resultado do serviço de limpeza que está ocorrendo no local. Está ficando perfeito”, elogiou.

Catarina Aparecida, diarista, 49 anos, moradora do Loteamento Chinês, mas frequentadora de uma igreja evangélica no local, enumerou os benefícios da dragagem do rio. “O mau cheiro do rio atrapalhava a realização dos cultos, isso sem falar nos ratos e baratas que vinham para dentro do salão. Tem mais ou menos 29 anos que frequento o templo e esta é a segunda vez que presencio a dragagem do rio”, detalhou.

Educação ambiental

Na próxima semana, agentes do Saae-BM vão distribuir panfletos educativos detalhando sobre a importância da dragagem do Rio Barra Mansa e sobretudo, a relevância da manutenção do serviço pela comunidade. “Não podemos conceber que as pessoas continuem cometendo crime ambiental, depositando no rio lixo e outros entulhos. O prejuízo causado com esta pratica afeta o ambiente como um todo. Inclusive, vamos explicar que quem for flagrado nesta situação será notificado e, casos de reincidência serão passíveis de detenção e multa com valores a partir de R$ 604. Nós, da prefeitura e do Saae, não queremos multar nenhum cidadão. Ao contrário queremos reconstruir nossa cidade que nos últimos anos ficou relegada a própria sorte”, explicou.

Jackson disse ainda que o Programa Limpa Rio possibilitou a limpeza do Rio Turvo, no distrito de Amparo, e do Córrego Laranjeiras, no bairro Vista Alegre. “Queremos levar este mesmo serviço para o Rio Bananal, na altura do bairro Santa Maria II, para fazer a retirada de um banco de areia provocado pela erosão e fazer a recuperação do talude da margem esquerda do rio”, concluiu.

Fonte: Diário do Vale - 18/05/2018

http://diariodovale.com.br/cidade/toneladas-de-lixo-sao-retiradas-do-rio...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin