Notícias

Você está aqui

Parque Estadual Cunhambebe promove atividade com os condutores de visitantes que atuam na unidade de conservação

Parque Estadual Cunhambebe promove atividade com os condutores de visitantes que atuam na unidade de conservação

O Parque Estadual Cunhambebe, situado no Sul Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu, neste sábado (22/7), uma reunião com os condutores de visitantes que atuam na unidade de conservação. O Objetivo foi realizar a atualização dos dados desses condutores e fazer um diagnóstico das atividades que eles desenvolvem no parque.

 

Durante o encontro, os condutores puderam interagir, para uma troca de experiência, com pesquisadores do Rio Grande do Sul que desenvolvem, há mais de três anos, estudos de monitoramento ambiental em área de amortecimento do Parque Estadual Cunhambebe.

 

Há cerca de um ano meio, 20 condutores de visitantes, capacitados pelo Inea, atuam nessa unidade de conservação.

 

O Inea desenvolve o Programa Estadual de Guias e Condutores que tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes  busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

 

“Essas pessoas têm o sentimento de pertencimento com o parque, que é o quintal da casa deles, e possuem muito conhecimento sobre trilhas e atrativos, pois são moradores da região. Eles poderão trazer a mensagem da educação ambiental e da importância da conservação”, destacou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

 

Após a reunião, Os condutores de visitantes, acompanhados de crianças, fizeram o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na recém inaugurada Trilha do Curumim, caminho adaptado para portadores de necessidades especiais.

 

Com 1.300 metros de extensão, esse atrativo foi preparado para receber portadores de necessidades especiais (cadeirantes) e seu ponto de partida é ao lado da sede do parque, em Mangaratiba. Todo o percurso  é interpretativo e sensorial, com sinalizações durante o trajeto.

 

Com área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange parte dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. 

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin