BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Deputado André Corrêa vai trabalhar pela prioridade da votação do projeto sobre Arataca e Jacutinga

Deputado André Corrêa vai trabalhar pela prioridade da votação do projeto sobre Arataca e Jacutinga

Até 2007, as populações de Arataca e Jacutinga acreditavam que as duas localidades pertenciam ao município de Varre-Sai. No entanto, através do levantamento feito por GPS, durante o Censo Oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), descobriu-se que ambas as comunidades estão dentro dos limites geográficos do município vizinho, Porciúncula.

Para tentar corrigir o erro dos mapas oficiais, o Prefeito Everardo Ferreira (PP) reuniu-se em 6 de março com o Líder do Governo na Assembleia, Deputado Estadual André Corrêa (PSD), para sugerir que o Projeto de Lei n° 808/11, de autoria do Deputado Jânio Mendes (PDT), que trata sobre a questão, seja priorizado e votado em regime de urgência, promovendo, assim, a retificação dos atuais limites geográficos entre os dois municípios.

- “Precisamos garantir que a história de Varre-Sai seja preservada: Arataca e Jacutinga sempre foram atendidas pela Prefeitura de Varre-Sai. Toda rotina da população dessas duas localidades está aqui – como as escolas (uma em cada localidade), transporte escolar, atendimento médico e odontológico, cartório, a assistência técnica agrícola e manutenção das estradas vicinais. Recentemente, até construímos duas pontes em Jacutinga”, apontou o Prefeito.

Varre-saienses de fato

O mesmo sentimento prevalece na visão dos moradores das duas localidades. Seus eleitores das participaram do plebiscito que criou Varre-Sai, em 1990, o que comprova que aquela localidade era parte integrante do então-distrito de Varre-Sai. Sempre que são perguntados sobre a polêmica, os habitantes de Arataca e Jacutinga manifestam desejo de manter suas casas nos limites de Varre-Sai. A população afirma que a distância e as dificuldades de acesso a Porciúncula tornam a atual demarcação de limites entre os dois municípios do Noroeste Fluminense como “inviável”.

O Prefeito Everardo Ferreira, assegurou que tudo não passou de um equívoco do IBGE, responsável pelos Censos do Governo Federal:

- “Foi um erro de documentação e não estamos preocupados com uma fatia de terra a mais”, assegurou o Prefeito.

Para o Deputado Estadual André Corrêa, que também preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, a vontade da população local deve estar acima de qualquer outra questão e ser determinante na decisão final:

- “Recebi o Prefeito Everardo em meu gabinete e entendo que, nesse caso, as tradições do povo devem estar acima de qualquer discussão. Não podemos deixar que uma falha técnica prejudique as comunidades de Arataca e Jacutinga. Eles se sentem cidadãos varre-saiense e são de fato: o domicílio eleitoral dos moradores de Arataca e Jacutinga é Varre-Sai. Vamos oficializar o fato e as tradições vigentes, com os erros do passado sendo corrigidos”. Concluiu o Deputado.

André Corrêa se comprometeu a trabalhar junto aos demais membros da CCJ para priorizar submeter o PL 808 ao Plenário da Assembleia Legislativa.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin