Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

DISTRITO DE ROSAL, EM BOM JESUS DO ITABAPOANA, TERÁ TODO SEU ESGOTO TRATADO

DISTRITO DE ROSAL, EM BOM JESUS DO ITABAPOANA, TERÁ TODO SEU ESGOTO TRATADO

Já está aprovado a destinação de R$730.000.00 (setecentos e trinta mil reais) para o tratamento de 100% do esgoto de Rosal. Este recurso é proveniente da Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos (CFURH), paga pela UHE Rosal, da CEMIG, em parcela destinada ao estado do Rio de Janeiro, a ser aplicado na bacia do Rio Itabapoana e trata-se de um saldo remanescente desta rubrica, anterior à Lei estadual 5639/2010, que dá nova forma de destinação à CFURH.

O projeto piloto para tratamento de esgoto faz parte de um projeto maior denominado, “Rosal Sustentável” da rosalense, Aparecida Vargas, que é presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro e é a responsável por essa conquista, com o empenho do secretário do Ambiente licenciado, deputado estadual André Correa.

Na oportunidade, o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu, agradece o apoio do deputado André Correa, na garantia desse investimento, bem como, no fornecimento de mudas de espécies nativas para o programa “Reflorestar Rosal”.

O prefeito Roberto Tatu junto com a Presidente do CERHI, receberão no mês de agosto o diretor Presidente da AGEVAP, responsável pela execução deste projeto, para uma visita à Rosal para que possa ser definida a melhor forma de tratamento e menor custo, a ser escolhida como modelo para Rosal.

Este Projeto Rosal Sustentável teve o convite da Secretaria do Estado do Ambiente para ser apresentado como estudo de caso no âmbito do estado do Rio de Janeiro no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2017 em Brasília. Oportunidade de levarmos Rosal e Bom Jesus do Itabapoana para uma pauta nacional e internacional.

Como mais uma contribuição para a implantação desse projeto, foi aprovada à destinação de 730 mil de reais para o tratamento de todo esgoto de Rosal. Este recurso é um recurso da Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos, paga pela UHE Rosal, recurso este a ser aplicado na bacia do Rio Itabapoana.

Ainda em agosto Rosal receberá a visita de André Marques, diretor presidente da AGEVAP, agência de bacia responsável pela aplicação deste recurso. Essa visita servirá para que se faça um reconhecimento da situação atual do lançamento de esgoto in natura que hoje é praticado em Rosal, e o levantamento das possibilidades de coleta e tratamento deste esgoto.

As ondas estão estimulando outras ondas que nos levarão a termos Rosal como modelo de cidade sustentável.

Fonte: Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de