BAIXE O MEU APP

Blogs

Você está aqui

Sustentabilidade - essa eu conheci antes dela ficar famosa

Sustentabilidade - essa eu conheci antes dela ficar famosa

Se você acompanha meu blog, obrigado. Mas se você não acompanha segue um resumo dos 3 últimos porque este é o final de uma série de 4.

No primeiro, disse que sou candidato e deputado estadual para o meu sexto mandato e como já fiz antes, não prometo nada, a não ser trabalhar dentro de dois focos. No segundo blog da série apresentei meu primeiro foco e várias ações em relação ao meio ambiente. No terceiro da série falei sobre desenvolvimento econômico. E neste eu vou tratar de uma palavra que ficou famosa nos últimos 10 ou 15 anos mas que eu já praticava sem nem saber que essa palavra existia.

Sustentabilidade

Na verdade, antes dessa palavra “existir”, eu já falava que sempre pensei no meio ambiente colocando o homem na equação. Porque sempre achei que ações que levem apenas o meio ambiente em consideração não tem chance de perdurar. Não são sustentáveis. Por exemplo, sabemos que não podemos continuar poluindo nossa atmosfera como fazemos hoje. Então, que tal proibirmos carros, ônibus, trens e navios? Eles consomem derivados de petróleo e a queima desses derivados causa uma gigantesca quantidade de gases poluentes. Sabemos que essa energia vai acabar, já que a quantidade de petróleo no planeta é finita. Mas até lá, se não oferecermos ao homem uma maneira não poluente de se locomover ele vai continuar a queimar petróleo.

No nosso Estado

Sou candidato a deputado estadual e não tenho nenhuma pretensão de resolver o problema do mundo. Mas posso continuar a fazer a minha parte aqui no nosso estado. As estiagens, e a redução dos reservatórios de água recentes acendeu a luz vermelha. Estudos mostraram que seria necessário um gigantesco reflorestamento em certas regiões para que as condições melhorassem.

Poderíamos ter desapropriado terras agrícolas e usar agentes do estado para plantar. Criaríamos um conflito. Em vez disso, junto aos donos da terra criamos condições que fossem favoráveis para que eles plantassem. E nisso, sem conflito, 1 milhão de mudas foram plantadas às margens do Rio das Flores.

Esse é apenas um exemplo de uma solução que se sustenta ao longo do tempo porque todos as partes envolvidas ganham com a ação de preservação do meio ambiente.

No meu site, você encontra várias outras ações que tem exatamente essa mesma maneira de pensar.

Hoje, a palavra sustentabilidade está na boca de muita gente. E isso é muito bom. Pensar ações para que possamos aproveitar os recursos naturais do nosso planeta de forma renovável é a única maneira de pensar o futuro. E só conseguiremos isso, colocando o homem na equação.

Um abraço,

André Corrêa.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin