BAIXE O MEU APP

Blogs

Você está aqui

Destruir o ambiente é fácil - recuperar leva tempo

Destruir o ambiente é fácil - recuperar leva tempo

Amigos e amigas, eu já ouvi, e talvez você também, que político prefere fazer quebra-molas em vez de saneamento básico. Quebra-molas é rápido, barato e aparece. Saneamento básico é demorado, caro e fica enterrado.

Se isso fosse verdade em 100% dos casos, nenhum político atuaria em projetos ligados ao meio ambiente.

E eu faço isso há mais de 20 anos.

Se Liga nesse resultado

É por isso que eu fico muito feliz quando, em 2015, à frente da Secretaria de Ambiente do Estado, passei a apoiar junto com Paulo Cunha, superintendente regional do Inea para a Baía da Guanabara, o Projeto Se Liga Niterói e este, em “apenas” três anos, já está apresentando resultados significativos.

O projeto Se Liga Niterói, é uma parceria do Inea com a prefeitura e a concessionária Águas de Niterói. Com o trabalho até agora desenvolvido,as praias do município alcançaram o melhor índice de balneabilidade desde 2013. Locais que antes eram considerados impróprios para banho estiveram próprios em mais de 70% do total de dias de 2017. Em fevereiro de 2018, 61% dos boletins foram próprios para banho nas praias de Niterói. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

Plantar árvore para colher água

Outros projetos ambientais importantes e necessários, como o Projeto Água do Rio das Flores, onde são plantadas mais de 1 milhão de mudas às margens do Rio das Flores, um importante afluente do Rio Paraíba, irão demorar mais a dar resultados expressivos. Um projeto como esse vai ajudar a diminuir a crise hídrica do estado. Mas não de forma imediata. A maior parte dos projetos ambientais são assim mesmo.

Obras como a do Rio Bengalas, onde mesmo ainda antes de ter terminado, quando uma forte chuva atingiu a cidade e não houve transbordamento, são menos frequentes. Porque destruir o meio ambiente é rápido. Basta uma queimada. Basta se romper uma barragem de uma mineradora. Basta um vazamento de petróleo.

Quebra-molas ou Saneamento Básico?

Seria muito bom se a recuperação do meio ambiente fosse tão rápida e barata como a obra para fazer um quebra-molas. Não é. Assim como o saneamento básico, que demora 10 anos, 15 anos, para apresentar índices melhores na saúde de uma população, projetos de recuperação ambiental demoraram para apresentar os resultados.

Talvez você esteja pensando que um quebra-molas também seja importante, já que pode até salvar uma vida no dia que fica pronto. É verdade.

Mas se você me perguntar porque eu dedico meu tempo e esforço em projetos de médio e longo prazo, eu respondo. Primeiro, porque já tem muito político fazendo “quebra-molas”. E segundo, porque eu tenho duas filhas. Se eu não me beneficiar dos resultados de alguns desses projetos, elas vão.

Muitos dos nossos problemas, econômicos, financeiros, de educação, saúde e segurança vêm da visão de olhar somente para o agora.

Já está mais do que na hora para a gente começar a olhar para o amanhã.

Um abraço,

André Corrêa.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin